!@ {o polifônico, [Jornalismo de Intervenção # Por Leonor Bianchi]

Documentário realizado em Casimiro de Abreu será exibido hoje no CCBB Rio

Posted in Cultura, Região, Videofonia by ImprensaBR on 25/04/2012

Será exibido hoje, daqui a pouco, no CCBB Rio de Janeiro, o curta-metragem documentário Quilombo, da historiadora Renata Azevedo Lima.

O filme foi realizado em Casimiro de Abreu já foi apresentado em diversas mostras de cinema e vídeo no Brasil e no mundo e desta vez foi escolhido para fazer parte do programa do do  4º Festival Internacional do Filme de Pesquisa: Cultura, diáspora e cidadania.

Quilombo (A ousadia de lutar pela liberdade)
De Nina Tedesco (doutoranda de Comunicação Social da UFF) e Renata Azevedo Lima (pesquisadora e diretora de produção, historiadora da Fundação Cultural Casimiro de Abreu /RJ e mestranda de História da UFF).
17 min., português, 2010.
Sinopse: O filme investiga uma localidade na região serrana do município de Casimiro de Abreu (RJ) chamada “Quilombo”. O acesso é difícil, estrada de chão sinuosa e esburacada, com altitude mínima de cerca de 700m, abundância de água e terra fértil. Chegando lá, nenhum negro foi encontrado, apenas descendentes de colonos suíços. A questão “o nome do local tem relação com o passado de resistência dos escravos?” é o fio condutor do filme, que reúne entrevistas com moradores e ex-moradores do Quilombo, moradores da cidade de Casimiro e historiadores, além de belíssimas imagens da natureza do local, imagens de mapas e manuscritos sobre a região, produzidos no início do século 19, e ruínas arqueológicas. A trilha sonora é uma interpretação original de ritmos africanos.

Programação completa do festival em:  http://www.labhoi.uff.br/node/1464

ional do Filme de Pesquisa: Cultura, diáspora e cidadania.

About these ads

Comentários desativados

%d blogueiros gostam disto: