!@ {o polifônico, [Jornalismo de Intervenção # Por Leonor Bianchi]

Rio das Ostras intensifica combate ao mosquito da dengue no verão

Posted in Cidade, Saúde by ImprensaBR on 13/01/2010

Município recebeu novos equipamentos e veículo do governo federal para atuar na prevenção à doença
 
A Secretaria Municipal de Saúde de Rio das Ostras está intensificando as ações de controle do mosquito da dengue, diante do risco de proliferação do Aedes Aegypti no verão. O cuidado da Prefeitura com a prevenção da doença também aumenta por conta da chegada de turistas, vindos de várias localidades, o que amplia a possibilidade de transmissão da dengue na cidade. Durante os finais de semana de janeiro, equipes da Secretaria de Saúde estarão nas ruas orientando a população e realizando um trabalho de sensibilização junto a moradores e turistas.
A cidade não registra nenhum caso da doença em 2010 e, no ano passado, foram confirmados somente três casos, todos de dengue clássico. Por conta do sucesso das ações da Vigilância em Saúde no controle do mosquito, o município foi contemplado pelo Ministério da Saúde com mais um veículo e dois equipamentos para aspersão perifocal de U.B.V. (fumacê).
Diante da atual situação da dengue no País, e com a possibilidade de uma epidemia da doença no Estado, a Prefeitura também contratou de forma emergencial 70 guardas sanitários, para intensificar as atividades neste verão.
Educação e sensibilização – A Coordenação de Vigilância em Saúde programou ainda uma série de atividades educativas com início no próximo sábado, dia 16. Durante os próximos três finais de semana equipes da Secretaria de Saúde vão estar nas ruas da cidade orientando a população, distribuindo folhetos informativos, atendendo às solicitações de moradores e turistas, realizando trabalho especial de visitação de residências, além de dispor de um minilaboratório para que as pessoas possam conhecer de perto as características do Aedes aegypti.
Nos dias 16 e 17, as equipes vão estar na Praça José Pereira Câmara, no Centro; dias 23 e 24, na Praça da Baleia, em Costazul; e dias 30 e 31, na Praça São Pedro, no Centro. A distribuição dos folhetos acontecerá por toda orla e nos semáforos da cidade.
Para informações sobre a dengue e como preveni-la, a população deve procurar a Vigilância Sanitária, pelo telefone 2764-6295.


Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Comentários desativados em Rio das Ostras intensifica combate ao mosquito da dengue no verão

%d blogueiros gostam disto: