!@ {o polifônico, [Jornalismo de Intervenção # Por Leonor Bianchi]

Rio das Ostras mobiliza população no combate a Dengue

Posted in Cidade, Saúde by ImprensaBR on 20/01/2010

Cerca de 3.500 pessoas receberam informações sobre a doença no último fim de semana

 O trabalho de sensibilização do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Rio das Ostras sobre a Dengue já é sucesso. No último fim de semana, cerca de 3.500 pessoas receberam informações sobre o  combate ao mosquito da dengue, durante a ação realizada na Praça José Pereira Câmara.

A Prefeitura intensificou o trabalho com ações nos finais de semana de janeiro. No último final de semana, a tenda da Saúde armada na praça recebeu 170 visitas ao minilaboratório. Os guardas sanitários orientaram 3.200 pessoas com a distribuição de panfletos educativos e atenderão seis denúncias de locais infestados.

A ação preventiva tem a aprovação da população. Luiz Márcio, morador do Nova Esperança, acredita no trabalho de esclarecimento. “Isso é ótimo. As pessoas precisam saber como ajudar a combater o mosquito para poder fazer a sua parte”. Segundo informações da Coordenação de Vigilância em Saúde, o resultado da ação foi positiva e superou as expectativas.

Por conta do sucesso das ações realizadas na cidade no controle do mosquito, Rio das Ostras foi contemplada pelo Ministério da Saúde com mais um veículo e dois equipamentos para aspersão perifocal de U.B.V. (fumacê).

O trabalho de sensibilização continua até o fim do mês. As equipes da Secretaria de Saúde vão estar nas ruas da cidade orientando a população, distribuindo folhetos informativos, atendendo às solicitações de moradores e turistas, realizando trabalho especial de visitação de residências, além de dispor de um minilaboratório para que as pessoas possam conhecer de perto as características do Aedes aegypti.

No próximo fim de semana, dias 23 e 24, estarão na Praça da Baleia, em Costazul; e dias 30 e 31, na Praça São Pedro, no Centro. As ações acontecem das 9h às 14h. A distribuição dos folhetos acontecerá por toda orla e nos semáforos da cidade.

 

Mutirão em Rocha Leão

A equipe do programa de combate a dengue fará um mutirão em Rocha Leão no próximo dia 22, sexta-feira. A ação tem o objetivo de manter os baixos índices de infestação do mosquito na localidade. Os guarda sanitários irão visitar todos os domicílios, orientando os moradores e eliminando possíveis focos. Haverá ainda colocação de telas em caixas d’água, aplicação de UBV (fumacê) perifocal, dentre outras ações de prevenção da doença.

 

Para informações sobre a dengue e como preveni-la, a população deve procurar a Vigilância Sanitária, pelo telefone 2764-6295.

 

Fonte: Secom PMRO

Comentários desativados em Rio das Ostras mobiliza população no combate a Dengue

%d blogueiros gostam disto: