!@ {o polifônico, [Jornalismo de Intervenção # Por Leonor Bianchi]

Rio das Ostras comemora Semana da Luta Antimanicomial

Posted in Cidadania, Saúde by ImprensaBR on 14/05/2010

Secretaria de Saúde promove reintegração social de pacientes. Evento marca ainda o aniversário do Caps
 
No dia 18 de maio é comemorado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Para marcar a data, a Prefeitura de Rio das Ostras programou uma série de eventos envolvendo profissionais do Programa de Saúde Mental, da Secretaria de Saúde e pacientes. As ações começam dia 17, segunda-feira, e seguem até 20 de maio, quinta-feira. O tema da mobilização deste ano é “Saúde Mental, Direito e Compromisso de Todos” e inclui a comemoração do aniversário de três anos do Centro de Atenção Psicossocial – Caps, da Secretaria de Saúde.
         O objetivo da Secretaria de Saúde é reunir profissionais, familiares, pacientes e a comunidade de Rio das Ostras para avaliar o que o Programa já conseguiu e o que ainda precisa ser aprimorado; discutir as políticas públicas relacionadas à Saúde Mental e sensibilizar a população quanto à lógica da não exclusão do paciente portador de sofrimento mental.
 A programação começa dia 17 de maio, às 13h, com a festa de aniversário do Caps, para os pacientes, familiares e técnicos de Saúde. O Caps foi uma grande conquista para o município, reintegrando os pacientes, antes hospitalizados, à sociedade. No local, os portadores de transtornos mentais recebem tratamento e participam de oficinas e eventos terapêuticos durante o dia e depois voltam para suas casas.
No dia 18, terça-feira, os eventos se iniciam às 8h, com um debate até o meio-dia, sobre o uso de álcool e drogas, no Centro de Reabilitação de Rio das Ostras. Neste dia, também haverá, às 9h, a exibição do filme “Moacir – Arte Bruta”, no Polo Universitário de Rio das Ostras da UFF. O documentário, dirigido por Walter Carvalho, mostra a vida de Moacir, homem com vários problemas de audição e fala, que se expressa por desenhos, mesclando seres humanos, animais, plantas e figuras místicas.
Na quinta-feira, 20, a programação se encerra com uma roda de conversa, no Centro de Reabilitação, às 18h30, sobre o direito à Saúde Mental.
 

Comentários desativados em Rio das Ostras comemora Semana da Luta Antimanicomial

%d blogueiros gostam disto: