!@ {o polifônico, [Jornalismo de Intervenção # Por Leonor Bianchi]

Secretaria de Planejamento de Rio das Ostras inicia metodologia do Orçamento Participativo Jovem

Posted in Economia, Educação by ImprensaBR on 19/05/2010

Desde a última segunda-feira, a Secretaria de Planejamento começou a visitação nas escolas do município para apurar as prioridades dos alunos dentro do processo do Orçamento Participativo Jovem. A novidade este ano fica por conta da participação dos alunos da Educação Infantil e a nova metodologia para os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

As primeiras unidades visitadas este ano foram a Escola Municipal Trindade, em Cantagalo; e a Escola Estadual Municipalizada Dom Bosco, no Operário. Uma equipe da Secretaria de Planejamento faz esclarecimentos sobre o que é orçamento participativo e assuntos ligados a investimentos públicos e apresenta um quadro para que os alunos possam escolher as prioridades a serem incluídas no orçamento 2011.

Para as crianças da Educação Infantil, a metodologia é feita de uma forma lúdica, onde as crianças vão escolher dentre as opções colocadas em um grande banner, onde elas gostariam de fazer o investimento. “Eles ganham um dinheirinho como o que é utilizado nos jogos de tabuleiro e colocam na parte onde eles queiram melhorias. Seja no esporte, na educação ou em qualquer uma das áreas escolhidas. Depois nós apuramos e vemos o resultado. O importante é ver que eles estão participando por conta própria”, esclareceu a secretária de Planejamento, Rosemarie Teixeira.

Para os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, também são feitos os esclarecimentos e na hora de escolher as prioridades, eles vão escolher cinco prioridades.

Para a secretária de Planejamento, essa metodologia apresenta uma nova dinâmica para os alunos. “Este ano demos uma inovada na metodologia de apresentação aos alunos até mesmo por causa da entrada das crianças menores. A participação de todos, desde a conferência, está sendo muito importante. Tanto é que aumentamos o número de participantes do Conselho do OP Jovem de 20 para 73 conselheiros no total e no Conselhinho contamos com 81 participações”, esclareceu.


Comentários desativados em Secretaria de Planejamento de Rio das Ostras inicia metodologia do Orçamento Participativo Jovem

%d blogueiros gostam disto: