!@ {o polifônico, [Jornalismo de Intervenção # Por Leonor Bianchi]

Olhares sobre a cidade

Posted in Cultura, Educação by ImprensaBR on 26/05/2010

O curso de Produção Cultural do PURO/UFF vem apresentar, a partir de intervenções urbanas e exposições de arte, em Rio das Ostras, o II Ostra Aberta, em paralelo com a V Mostra de Arte Contêmporânea do P.U.R.O., ambos projetos com a temática urbana: “Olhares sobre a cidade”. Com apresentações artísticas em diferentes locais, bem como por meio da mostra localizada no interior do pólo universitário, onde ocorrerão exposições artísticas, work-shop´s e mesas-redondas, os eventos irão propor atividades que exercitem a reflexão sobre a cidade, trazendo ao longo dos dias 31 de maio a 11 de junho uma nova percepção do espaço público e dos aspectos cotidianos e particulares que o envolvem. Convidamos todos a participarem e a responderem a uma pergunta: o que acontece com a arte quando tiramos ela de um lugar? Ora, ela passa a ser vista em qualquer lugar. Assim, vivenciamos a arte como se ela fosse a propria pérola: dentro da ostra que a envolve e protege, a V Mostra de Arte Contemporânea. Fora dela, a pérola que reluz, o II Ostra Aberta. Vejam de perto esta interface!

Veja a programação em Leia Mais…

PROGRAMAÇÃO

V Mostra de Arte Contemporânea

      Está  previsto, entre os dias 31 de maio e 11 de junho, a realização da V Mostra de Arte contemporânea do P.U.R.O., com a temática “um olhar sobre a cidade”. projeto de extensão devidamente cadastrado na PROEX sob a coordenação do professor Áureo Mendonça.

      Neste ensejo, estão programadas as seguintes manifestações artísticas, intelectuais e pedagógicas:

  1. Disposição de obras de artes plásticas ou visuais nas acomodações internas do P.U.R.O.
  2. Performances e instalações artísticas no interior, bem como nas areas adjacentes ao P.U.R.O.
  3. Exibições audiovisuais com a temática urbana(filmes de longa e curta metragem) nas acomodações do auditório.
  4. Oficinas, conversas com artistas, palestras e seminários temáticos também nas acomodações do auditório.
  5. Visitas mediadas de alunos da rede pública municipal pelas instalações artísticas, sob a responsabilidade de alunos do curso de Produção Cultural.

PROGRAMAÇÃO ESPECÍFICA

  1. As obras de artes plásticas ou visuais serão distribuídas, como de costume, pelo saguão, rampa e pavilhão superior, salvo aquelas especificadas em contrário, as quais, devido ao seu caráter não perecível aos intempéries, bem como pela garantia de não apresentarem risco a segurança das obras, poderão ser dispostas externamente.
  2. As performances e instalações artísticas ocorrerão de acordo com as necessidades dos artistas, podendo realizar-se, deste modo, no saguão ou nos equipamentos externos do P.U.R.O. (anfiteatro e quadra de esportes)
  3. A mostra de audiovisuais, bem como as oficinas, conversas com artistas e palestras, serão realizadas no auditório, de acordo com sua disponibilidade e previamente agendado.
  4. Como parte da ação pedagógica, além das visitas mediadas teremos oficinas e palestras –, as visitas se darão pelas instalações internas, percorrendo o circuito das obras programadas, passando à área externa para finalizar um possível circuito adjacente.

AÇÕES PROGRAMADAS

31/05, 20h00 – Discurso Inaugural da V Mostra de Arte Contemporânea e inscrições. 

01/06, 9h00 às 12h00 – Oficina de Origami 

01/06, 14h30 às 18h00 – II Mostra de Vídeo-Dança 

02/06, 9h00 às 12h00 – Oficina de Arte em Linha  

07 a 10/06, 9h00 às 12h00 – Mini-curso: “Expressão Corporal,  Teatralidade e RPG”  

08/06, 9h00 às 12h00 – Oficina de Origami 

09/06, 9h00 às 12h00 – Oficina de Arte em Linha 

09/06, 14h30 – Palestra com Felipe Barbosa e Rosana Ricalde “Interferência Urbana”  

10/06, 9h00 às 12h00 – Filme Debate: “Trainspotting”   

            11/06, 10h15 – Futebol e Arte: “Pill Ball” 

A EXIBIÇÃO DAS INTERVENÇÕES, BEM COMO A MOSTRA DE VIDEOS URBANOS OCORRERÃO OPORTUNAMENTE, SEM PRÉVIO AGENDAMENTO 

INSCRIÇÕES NO LOCAL (vagas limitadas) 
 

   EQUIPE EXECUTIVA DA V MOSTRA DE ARTE CONTEMPORÂNEA

   INTEGRANTES:

   Ademildes José  de Freitas Filho

   Andressa da Silva Pinto

   Camilla Santos Freitas

   Daniela Biason Gomes Diana

   Dayene Rodrigues Franco da Silva

   Isabele Cristina da Rocha Silva

   Joyce da Costa Terra

   Larissa Souza Ferreira

   Marcelo Augusto Mendonça Domingues

   Pahmela Prince Salvioli da Silva

   A equipe da produção executiva, responsável pelo recebimento das obras, montagem e desmontagem da exposição, divulgação e organização da programação é coordenada pelo aluno Richard Lorenz, matrícula 10962027.

Contatos:

Tel.: (22)9205-4477 (Richard)

e-mail: coordenacaoexecutiva.prodcult@yahoo.com.br

Prof° Dr. Áureo Guilherme Mendonça

(Coordenador Geral) 

PRESS RELEASE V MOSTRA DE ARTE CONTEMPORÂNEA

V Mostra de Arte Contemporânea do P.U.R.O.: “Um olhar sobre a cidade”

30 de abril de 2010, Rio das Ostras – RJ

      Venha conferir a V Mostra de Arte Contemporânea do P.U.R.O. e ajude a refletir sobre seu tempo. Participando de oficinas, conversas com artistas, palestras e visitas guiadas gratuitas, realizadas entre os dias 31 de maio e 11 de junho, bem como pela apreciação de obras de arte de naturezas variadas, teremos uma visão de mundo, a partir de um outro olhar sobre a cidade.

      Com esse objetivo a UFF, mais precisamente seu Pólo Universitário de Rio das Ostras, no curso de Produção Cultural, idealizou essa quinta mostra de artes voltada para a temática urbana; sendo aquele curso ministrado por profissionais de diversas áreas das ciências humanas, não é surpreendente uma proposta artística de cunho socializante. O desejo é esse mesmo, ou seja, cumprir o papel de uma Universidade e levar ações de extensão à sociedade.

      Pensar o tempo é algo mais que relativo; é também subjetivo. Ainda mais em nossa sociedade contemporânea, onde predomina o tempo cronológico, ditado pelo ritmo industrial. Mas nem sempre foi assim: os gregos já sabiam que o tempo compreende outras esferas alem daquela determinada pelo pai do Olympus. Cronos é só o tempo corrente; Aion e Kairós complementam a dimensão do tempo. O primeiro é aquele das essências. O segundo, o tempo intimo das transformações de cada um. É portanto, a partir dessa compreensão que devemos meditar.

      Tendo isso em vista, como devemos mediar nossas ações diante do tempo? Foi com o intuito de responder esta indagação que a V Mostra de Arte Contemporânea do P.U.R.O. ( Pólo Universitário de Rio das Ostras – UFF ) idealiza sua temática para este ano: “Um olhar sobre a cidade”. Ora, é justamente a partir da condição do passante em oposição ao caminhante que teremos a dimensão desse olhar. Passar significa movimento, o qual identifica-se completamente com o tempo em que vivemos, enquanto caminhar vai em direção ao contemplativo, no diâmetro oposto. Então, qual dessas dimensões do tempo queremos para nossas vidas? Precisamos escolher apenas uma delas? Essas e outras perguntas ficaram, por aqui, sem resposta, pois é missão da arte revelar-nos!

      Com essa tarefa, perpetraremos, como de costume, uma interface da arte com seu público: por meio de uma ação educativa, buscamos envolver os espectadores e com isso aguçar – ainda mais – sua percepção. Para tanto, serão oferecidas oficinas, palestras e visitas mediadas (gratuitas), com o escopo, muitas vezes, de demonstras – ensinar – os caminhos dos processos de criação.

RELEASE V MOSTRA DE ARTE E II OSTRA ABERTA

Release para Jornais 

      O curso de Produção Cultural do PURO/UFF vem apresentar, a partir de intervenções urbanas e exposições de arte, em Rio das Ostras, o II Ostra Aberta, em paralelo com a V Mostra de Arte Contêmporânea do P.U.R.O., ambos projetos com a temática urbana: “Olhares sobre a cidade”. Com apresentações artísticas em diferentes locais, bem como por meio da mostra localizada no interior do pólo universitário, onde ocorrerão exposições artísticas, work-shop´s e mesas-redondas, os eventos irão propor atividades que exercitem a reflexão sobre a cidade, trazendo ao longo dos dias 31 de maio a 11 de junho uma nova percepção do espaço público e dos aspectos cotidianos e particulares que o envolvem. Convidamos todos a participarem e a responderem a uma pergunta: o que acontece com a arte quando tiramos ela de um lugar? Ora, ela passa a ser vista em qualquer lugar. Assim, vivenciamos a arte como se ela fosse a própria pérola: dentro da ostra que a envolve e protege, a V Mostra de Arte Contemporânea. Fora dela, a pérola que reluz, o II Ostra Aberta. Vejam de perto esta interface! 
 
 

Release para Revista Bravo 

      O que acontece com a arte quando tiramos ela de um lugar? Ora, ela passa a ser vista em qualquer lugar. Assim, vivenciamos a arte como se ela fosse a propria pérola: dentro da ostra que a envolve e protege, a V Mostra de Arte Contemporânea. Fora dela, a pérola que reluz, o II Ostra Aberta. Vejam de perto esta interface, que ocorrerá entre os dias 31 de maio e 11 de junho, pelas praças e ruas da cidade, bem como no Pólo Universitário de Rio das Ostras (UFF), localizado na rua Recife, S/N, Jardim bela Vista.

      Não obstante, o II Ostra Aberta é um projeto de intervenção artística urbana, organizado pelo curso de Produção Cultural da Universidade Federal Fluminense no Pólo Universitário de Rio das Ostras. Esse ano, com a temática “olhares sobre a cidade”, a idéia principal será mostrar ao público que a cidade e seus espaços podem ser utilizados por qualquer indivíduo, transformando a rua, que é apenas um lugar de passagem, em um lugar de reflexão, a qual será feita a partir da oposição entre o proprio passante, apressado, e o caminhante, mais atento. Enquanto projeto do II Ostra Aberta é realizado por meio de apresentações artísticas em diferentes locais, no pólo universitário a fruição da experiência artística da V Mostra de Arte Contemporânea será dada pela apreciação das obras expostas, assim como pelos work-shop´s e mesas redondas oferecidos gratuitamente ao público. Venham apreciar! 
 
 
 
 
 
 

CONTATO

Universidade Federal Fluminense, Pólo Universitário de Rio das Ostras

Rua Recife, S/N, Jardim Bela Vista, Rio das Ostras – RJ

e-mail:

Coordenacaoexecutiva.prodcult@yahoo.com.br

Comisaoexecutiva.prodcult@hotmail.com

Tel.: (022) 9205-4477 (Richard Lorenz – coordenador executivo)

### 

ARTISTAS E SUAS AÇÕES 
 

Felipe Barbosa, graduado em Pintura pela UFRJ (2001) e mestrado em Linguagens Visuais pela UFRJ (2004), participa desde o ano 2000 de exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior. A obra de Felipe Barbosa sempre se singularizou pela repetição seriada e modular de um mesmo elemento básico. Ao somar, multiplicar e combinar de formas diversas um mesmo elemento básico, ele cria novos objetos e novas interpretações para esse elemento, sem no entanto descaracterizá-lo ou afastá-lo interamente de sua função inicial. Tendo isso em vista, como seria um jogo de futebol com uma bola replicada? A resposta será dada no dia 11 de junho, as 10h00. 

Rosana Ricalde, fez Gravura na Faculdade de Belas Artes na UFRJ (1994); participa desde 2000 de exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Desenvolve uma série de trabalhos caracterizados por uma “cartografia imaginária”;  na qual a agregação de seus nomes, formam um  novo território de palavras. Seu olhar representa aqui a consciência daquelas pessoas que submeteram a ocupação urbana do espaço às demandas da natureza: arquitetura orgânica. 

Barbara Hilda, artista e estudante do curso de Produção Cultural do P.U.R.O.; foi monitora da disciplina Teoria da Arte (2009) e trabalha com intervenções artísticas que buscam aguçar o olhar do passante, que desatento, se emaranha em suas linhas. 

Adriana Russi, artista plástica e professora da UFF, Formou-se em Educação Artística, habilitação em Artes Plásticas, pela Universidade Mackenzie. Entre 1993 e 1995 trabalhou como artista plástica e arte-educadora no Museu Octávio Vecchi do Instituto Florestal/SP. Entre final de 1995 e início de 1996 participou de intercâmbio cultura na Universidade de ROUEN/ França. Em 1997 foi admitida no programa de pós- graduação Strictu Sensu da PUC/SP quando teve oportunidade de fazer alguns trabalhos com os índios Xavantes/MT e, desde então, vem se dedicando também a pesquisa e produção intelectual na área de arte e cultura popular. No final do ano de 2000 mudou-se para Saquarema –Região dos Lagos. Desde então iniciou seu trabalho no Magistério do Ensino Superior em diferentes Universidades (Cândido Mendes/ Araruama e Niterói e UNIVERSO / Niterói) e em 2003 entrou para o quadro de docentes da Faculdade de Educação Silva Serpa, onde foi vice-diretora por um período.

Em Setembro de 2006 ingressou na Universidade Federal Fluminense/RJ – Pólo Universitário de Rio das Ostras – PURO como docente no curso de graduação em Produção Cultural. É autora e orientadora do Projeto de Pesquisa “Interfaces entre a Arte, Educação e a Produção Cultural”. Sua arte se dá por meio de intervenções que trazem elementos da natureza para o meio urbano. 

Sidnei Dom, trabalha com a ARTE EM LINHA desde os anos 80 até hoje, buscando o aprimoramento constante, visando, não só a identidade do artesão, como também a exclusividade da obra. Ademais, fomenta a divulgação do trabalho artesanal que se apresenta através da elaboração de peças, onde se utiliza materiais especiais que visam uma qualidade diferenciada, demonstrando que seus desenhos são linhas literalmente. 

Tereza Fontes, artista plástica, mora no Rio de Janeiro e começou a pintar depois de se aposentar. Fez exposições na região dos Lagos: Cabo Frio, Araruama, Búzios. A multiplicidade de cores de suas obras desvela-nos uma visão do Urbano: um mundo abstrato.  

Gabriel Pereira Martins e Richard Lorenz, alunos do curso de Produção Cultural do P.U.R.O. – UFF. O primeiro é monitor da disciplina de Fundamentos das Artes Visuais, enquanto outro é monitor da disciplina de Teoria da Arte; serão os coordenadores  da exibição  audiovisual; suas ações se darão a partir da projeção de filmes, nos mais inusitados espaços da faculdade. 

Juliana Palmeira, artista e estudante do curso de Produção Cultural do P.U.R.O. – UFF; Sua ação artística visa conscientizar aqueles que coabitam o mesmo espaço de sua relação com o outro. A arte interativa será sua ferramenta; os recursos audiovisuais, seu suporte. 

Intervenções artísticas, (Thomaz Garcia, Marcus Bonatto, Marcelo Ginu, Fernado Capute, Jefferson Nunes, Bruno Coelho)

Composto por artistas e alunos do curso de Produção Cultural do P.U.R.O. – UFF, esse grupo trabalha com teatro e intervenções artísticas com performance. Como um instante que nunca se espera, suas intervenções teatrais irão conduzir o pensamento de seu público pelo espaço que ocupam. 

Anúncios

Comentários desativados em Olhares sobre a cidade

%d blogueiros gostam disto: