!@ {o polifônico, [Jornalismo de Intervenção # Por Leonor Bianchi]

Indexação de conteúdo cria novo jornalismo na web

Posted in Jornalismo de Intervenção by ImprensaBR on 29/05/2010
Izabela Vasconcelos
Especialistas avaliam que apresentar boas pautas e escrever de forma clara e sucinta não é mais suficiente na internet. De acordo com Kaike Nanne, diretor de Núcleo da Editora Abril, e Tiago Dória, especialista em mídias digitais e blogueiro do IG, a nova tarefa é fazer com o que o conteúdo seja facilmente encontrado pelos mecanismos de busca, o chamado SEO, (Search Engine Optimization).

Para demonstrar a importância do SEO, Nanne disse que 71% dos 1,5 milhão de page views do portal Casa.com.br é proveniente da busca orgânica do Google, e ressalta: “SEO não é uma questão técnica”, mas de conteúdo.

Em busca do topo
O especialista explica que além de escrever a matéria, o jornalista deve se preocupar com o uso de palavras-chave no texto, categoria da matéria, e títulos. Nanne afirmou que em alguns casos, uma matéria pode ter seu título alterado, mas sem fugir de seu contexto, para poder ser encontrada pelos mecanismos de busca.

Tiago Dória concorda com a adaptação de títulos para a indexação. “Não basta escrever um bom texto, ele tem que ser encontrado, ser ‘buscável’. Estar atento aos termos mais buscados é importante”, frisou.

Para Nanne, os editores precisam acompanhar os interesses do público, medindo os assuntos mais pesquisados na web. “Você precisa treinar os editores com frequência, porque os buscadores mudam de critérios”.

Equilíbrio de informações
Questionado sobre a submissão aos interesses do público, contra os assuntos que poucos têm interesse, mas que devem ser divulgados, Nanne alega que a indexação não limita as pautas, e que outros temas podem ser acrescentados. “Jornalismo de indexação é sim jornalismo. Mas mesmo assim você não perde a capacidade de surpreender seu público”. E defende o ensino da estratégia. “Deveria ser uma disciplina no currículo de Jornalismo, porque o brasileiro passa mais tempo na internet do que vendo televisão”, ressaltou.

Dória também defendeu o ensino do SEO, mas ressaltou que o conteúdo deve ser equilibrado e não se prender apenas no que o leitor quer. “As faculdades devem ensinar, mas vai ser uma coisa nativa, as pessoas vão aprendendo naturalmente. Mas o jornalismo não pode ficar só no que o público quer saber. Isso é bem ruim, só o que dá audiência. Tem que equilibrar o conteúdo”, concluiu.

Os jornalistas participaram de um painel mediado por Sérgio Cavalcanti, da PeopleMedia, no Congresso Mega Brasil de Comunicação 2010, nesta terça-feira (25/05), em São Paulo.

Fonte: Site Comunique-se

Anúncios

Comentários desativados em Indexação de conteúdo cria novo jornalismo na web

%d blogueiros gostam disto: