!@ {o polifônico, [Jornalismo de Intervenção # Por Leonor Bianchi]

CEPRO comemora dois anos de atuação em Rio das Ostras

Posted in Cidade, Cultura, Educação by ImprensaBR on 30/05/2010

Caros (as) Amigos(as) do CEPRO
                                                       

É TEMPO DE FESTA E REFLEXÃO.
 
O CEPRO – Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras – é uma entidade da sociedade civil, sem fins lucrativos, fundada no município de Rio das Ostras, estado do Rio de Janeiro, em 30 de maio de 2008. Investe suas ações sociais a partir de alguns pilares: Educação, Arte, Cultura, Infância-Juventude, Meio Ambiente, Direitos Humanos e Cidadania. Conforme seu estatuto social, a instituição atende a crianças e adolescentes em situação de risco ou não, jovens e adultos, trabalhando a cidadania e o resgate da auto-estima e para isso  investindo em projetos sócio-culturais e de geração de renda. Nosso desafio é promover a democratização de oportunidades através do ativismo e da mobilização da sociedade.
O Cepro – Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras- concentra sua energia em torno de duas convicções que norteiam o projeto: a de cuidar de crianças e jovens em situação de risco e de suas famílias, promovendo ações que não sejam assistencialistas, mas permanentes; e, ao mesmo tempo, a de criar oportunidades aos assistidos para que possam aprender a ganhar com seus próprios esforços ampliando suas chances de melhorar a qualidade de vida de suas famílias.
Nosso projeto está voltado para a promoção da cidadania, da cultura, da arte, da educação e da inclusão social, atendendo a crianças , jovens e adultos, moradores de Rio das Ostras, em especial do bairro Residencial Praia Âncora, onde se localizava o antigo “lixão” da cidade.
É evidente que esse processo de fortalecimento da cidadania e da política social é longo e penoso. No entanto, este compromisso é fundamental para que possamos cumprir as obrigações assumidas com nossa sociedade e, assim, contribuir para erradicar a pobreza, reduzir as desigualdades sociais e construir uma sociedade mais livre, justa e solidária, conforme o art. 3.º da Constituição Federal que estabelece os  objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil.
Neste compromisso, o CEPRO – Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras – é uma organização civil que tem como propósito apoiar, gratuitamente, a população de Rio das Ostras, em especial do bairro Residencial Praia Âncora, na luta pelo processo de democratização da sociedade brasileira e de inclusão social de parcela carente de políticas públicas.
Realizamos este sonho através dos projetos: Biblioteca Popular “Patativa do Assaré”, que se desdobra na Oficina da ContAção de História ; Ciranda da Leitura; Varal do Cordel; Projeto Reforço Escolar; Cidadania, Arte e Cultura; Inclusão + Digital; Brinquedoteca; Oficina de Arte e Reciclagem( Artesanato e Geração de Renda); Oficina Ambiental e na participação e divulgação das campanhas pela Defesa do Direitos Sociais.
Por fim, almejamos que o neste momento do 2º Aniversário do CEPRO celebremos com alegria e reflexão.
Agradecemos a todos o apoio e o incentivo aos Projetos do CEPRO.
Diretoria do CEPRO
CENTRO CULTURAL DE EDUCAÇÃO POPULAR DE RIO DAS OSTRAS
UM PROJETO DE CIDADANIA, EDUCAÇÃO E CULTURA EM RIO DAS OSTRAS.
Avenida das Flores, n° 394 – Bairro Residencial Praia Âncora – Rio das Ostras
Tel.: (22) 2760-6238 e Cel.:(22)9966-9436
E-mail: cepro.rj@gmail.com
Blog: http://cepro-rj.blogspot.com
Comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=55263085
Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ

Comentários desativados em CEPRO comemora dois anos de atuação em Rio das Ostras