!@ {o polifônico, [Jornalismo de Intervenção # Por Leonor Bianchi]

Projeto Natureza e Arte apresenta obras famosas no Parque dos Pássaros

Posted in Cultura, Meio Ambiente by ImprensaBR on 22/06/2010

Exposição em Rio das Ostras começa dia 23 e traz reproduções dos mestres do Impressionismo

A Prefeitura de Rio das Ostras apresenta uma oportunidade única para moradores e turistas apreciarem e aprenderem mais sobre a arte Impressionista de pintores como Cloude Monet, Edgard Degas, Toulouse-Lautrec, Paul Cézanne, Van Gogh entre vários outros. A exposição “Os Impressionistas: o humano, a paisagem e a natureza” será lançada no dia 23 de junho, quarta-feira, às 14h, no Parque dos Pássaros, como mais uma edição do Projeto Natureza e Arte, do Núcleo de Educação Ambiental de Rio das Ostras. A exposição fica em cartaz até 25 de julho.

A mostra traz réplicas de pinturas que marcaram a história da arte mundial, de autoria dos pintores Romaric Büel e Antonio Carlos Mariano, o Tony Minister. Na inauguração, haverá ainda uma palestra de Romaric sobre Impressionismo para artistas locais, da Fundação Rio das Ostras de Cultura e estudantes universitários.

“Os impressionistas tinham uma forte relação com a natureza e pretendemos mostrar isso nessa exposição. Por meio da arte, queremos sensibilizar as pessoas a pensar na questão ambiental”, explica o pintor e organizador da mostra, Romaric Büel. “Além disso, é uma oportunidade de mostrar, a um maior número de pessoas, obras cujos originais estão em museus na Europa e que eles podem não ter acesso”, completou Romaric.

Impressionismo e natureza – O Impressionismo foi um movimento que surgiu na Europa, no século XIX. Revolucionou a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX. A luz e o movimento, utilizando pinceladas soltas, tornam-se o principal elemento da pintura impressionista. Geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse captar melhor as nuances da natureza.

Oficina – No dia 23 de julho também está prevista uma oficina do pintor Tony Minister para crianças das escolas municipais de Rio das Ostras.

A exposição é promovida pelo Núcleo de Educação Ambiental, uma parceria entre as secretarias municipais de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e de Educação, com apoio da empresa de energia UTE Norte fluminense.

Fonte: SECOM PMRO

Anúncios

Comentários desativados em Projeto Natureza e Arte apresenta obras famosas no Parque dos Pássaros

%d blogueiros gostam disto: