!@ {o polifônico, [Jornalismo de Intervenção # Por Leonor Bianchi]

Figueira Centenária de Rio das Ostras será palco de performance de dança e teatro

Posted in Cultura by ImprensaBR on 29/07/2010

Espetáculo apresentado neste sábado, às 17h30, encerra workshop do projeto Orixás Urbanos,vencedor Prêmio Funarte

Atores, bailarinos e artistas plásticos de Rio das Ostras, junto com a Cia. Da Ação!, apresentam neste sábado, dia 31, às 17h30, na orla do Centro, próximo à Figueira Centenária, a performance cênica conclusiva do projeto “Orixás Urbanos”. O espetáculo foi desenvolvido a partir do workshop sobre butoh, dança pós-moderna japonesa, e sua relação com a cultura afro-brasileira. O workshop teve o apoio da Fundação Rio das Ostras de Cultura e foi realizado no Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro.

O projeto “Orixás urbanos” foi vencedor do Prêmio Funarte Artes Cênicas na Rua 2009. Segundo Calé Miranda, diretor da Cia. Da Ação!, o foco principal da performance é a relação que os artistas de Rio das Ostras têm com o espaço urbano. Ele explica que o espetáculo “não é religioso nem folclórico e parte da mitologia afro-brasileira para repensar o comportamento contemporâneo”.

“A partir da mitologia pessoal de cada um dos participantes do workshop foi construído um roteiro em conjunto que privilegia a individualidade. Portanto, a memória e a ancestralidade dos performers são explicitadas na apresentação. Todo o trabalho é colaborativo e foi criado em conjunto”, afirma Calé.

Concurso e mostra fotográfica – O público será convidado a fotografar a apresentação para, posteriormente, participar de um concurso que vai eleger as melhores imagens de todo o projeto. Essas fotos serão organizadas numa exposição que percorrerá as cidades nas quais o projeto foi desenvolvido.

Cia. da Ação! – Especializada em montar espetáculos de dança-teatro em lugares não convencionais, a Cia. da Ação!  foi fundada em 1997. Desde então vem realizando um intenso trabalho de pesquisa, apresentando textos das mais variadas tendências teatrais. A companhia é dirigida por Calé Miranda, que desenvolveu sua formação entre Rio de Janeiro, Londres e Paris.

Fonte: Secom PMRO

Anúncios

Comentários desativados em Figueira Centenária de Rio das Ostras será palco de performance de dança e teatro

%d blogueiros gostam disto: