!@ {o polifônico, [Jornalismo de Intervenção # Por Leonor Bianchi]

Prefeito Carlos Augusto é o primeiro entrevistado do censo 2010 em Rio das Ostras

Posted in Cidadania, Cidade by ImprensaBR on 03/08/2010

Para estimular a população, Instituto orientou que representantes do Poder Público fossem os primeiros a receberem recenseadores

Começou neste domingo, dia 1º de agosto, o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia de Estatística. A primeira pessoa entrevistada pelos recenseadores na cidade foi o prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto. O IBGE orientou que em todos os municípios brasileiros a pesquisa começasse pelo chefe do Executivo, como forma de mostrar à população a importância de todos responderem ao questionário que avaliará o perfil populacional do Brasil.

Carlos Augusto destaca que as políticas públicas devem ser planejadas com base nos dados apurados pelo IBGE. “Fazemos parte do município que mais cresce no Estado. Por isso, contamos com a contribuição de todos os moradores para que recebam bem os recenseadores e forneçam as informações necessárias para o Censo, afim de que a Administração Municipal possa direcionar as políticas públicas em benefício de toda a população”, declarou o prefeito.

Faz coro com as palavras do prefeito a técnica em Enfermagem Márcia Côrtes, que mora há sete anos em Rio das Ostras, em Nova Aliança. É a primeira vez que ela responde ao questionário do Censo na cidade. “Se queremos uma cidade cada vez melhor, todos devemos colaborar com o IBGE. Respondendo as perguntas, ajudamos o Poder Executivo a planejar melhor os investimentos na nossa cidade, que não para de crescer”, destacou.

Dois questionários, um básico e um por amostragem, estão sendo aplicados por 110 recenseadores, identificados com crachá, colete, boné e um computador de mão, “Palm-top”, que compila as informações.

A assessora da Coordenação do IBGE, Thaíssa Sawczuk, informa que os recenseadores estão percorrendo as localidades em todos os turnos, inclusive à noite, de domingo a domingo. “A intenção é encontrar o morador em casa para que possa responder as perguntas do questionário”, disse.

Ela explica que a população pode optar em responder o questionário pela internet. Entretanto, o morador precisa antes receber o recenseador em casa, quando receberá o “e-ticket”, uma senha para acessar o site, em até 10 dias, e preencher as perguntas do Censo.

Fonte: Secom PMRO

Anúncios

Comentários desativados em Prefeito Carlos Augusto é o primeiro entrevistado do censo 2010 em Rio das Ostras

%d blogueiros gostam disto: