!@ {o polifônico, [Jornalismo de Intervenção # Por Leonor Bianchi]

Filmes sobre índios exibidos em Rio das Ostras

Posted in Cultura, Videofonia by ImprensaBR on 13/08/2010

Com o objetivo de divulgar e fortalecer os conhecimentos sobre a cultura indígena brasileira, ocorreu entre os dias 31 de julho e 7 de agosto em Rio das Ostras a Mostra de Cinema Vídeo Índio Brasil. Foram exibidos 17 filmes em todos os dias da semana, entre curtas, médias e longas-metragens que tratam de temáticas indígenas. Os filmes foram produzidos por cineastas indígenas e não-índios. O tema da mostra nesse ano foi “A imagem dos povos indígenas no século XXI”.

O evento foi realizado pelo Cineclube Subvercine e ocorreu no CIEP 257 do bairro Nova Cidade e no auditório Rovani Souza Dantas do Parque dos Pássaros. Cerca de 200 pessoas participaram e vários sacos de pipoca foram consumidos. O cineclube teve importante apoio do Observatório Ambiental Humano Mar, dos diretores e professores do CIEP, do Núcleo de Educação Ambiental municipal e da Secretaria Municipal de Comunicação.

A mostra contou uma palestra de Paulo Luiz Oliveira, historiador popular e escritor do livro “Tamoios – Senhores do Litoral”, onde relata o início do contato entre os índios do Brasil e os portugueses colonizadores (mais informações: www.pauloluizoliveira.com.br). Paulo contou ao público sobre a relação dos índios com os “brancos” no presente e no passado do país, falou sobre os massacres à etnia, as heranças culturais que hoje temos e sobre as verdades e inverdades que lemos em livros didáticos e assistimos na televisão. Também houve a participação de Dulce Tupy, descendente de indígenas, repórter e editora na região dos lagos, além dos relatos de Rubens José Esposito, que foi pesquisador e conviveu por muito tempo com os índios Yanomami.

Saulo Barbosa, professor de geografia do CIEP, falou sobre a relevância do projeto: “A exibição de filmes é muito vantajosa, porque traz para o aluno uma realidade que não faz parte do seu cotidiano, (…) e a questão do índio é de fundamental importância para o entendimento da identidade cultural brasileira.”

Além de Rio das Ostras, edição de 2010 do Vídeo Índio Brasil aconteceu simultaneamente em outros 110 municípios do Brasil, com o apoio da Secretaria de Diversidade Cultural do Ministério da Cultura e dos Amigos do CineCultura. Durante esses 8 dias, além das sessões de filmes, foram realizadas pelo país diversas atividades com acesso gratuito, como oficinas de vídeo e fotografia, seminários, palestras e exposições.

Colaborou com o envio do texto: Ana Luiza Barbosa

Mais informações:

www.cineclubesubvercine.wordpress.com

www.humanomar.com.br

e-mail: subvercine.ro@gmail.com

Anúncios

Comentários desativados em Filmes sobre índios exibidos em Rio das Ostras