!@ {o polifônico, [Jornalismo de Intervenção # Por Leonor Bianchi]

Prefeitura e Polícia Militar realizam “choque de ordem” em Rio das Ostras

Posted in Segurança Pública by ImprensaBR on 21/10/2010

Ação será realizada toda semana para coibir irregularidades e garantir mais segurança nas ruas do município
A Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano, em parceria com a Coordenadoria de Fiscalização, a Assessoria de Indústria e Comércio e a 3ª Companhia do 32º Batalhão de Polícia Militar, iniciou nesta quinta-feira, dia 21, a primeira de uma série de ações para coibir irregularidades em Rio das Ostras. O objetivo é proporcionar mais segurança e tranqüilidade aos comerciantes, moradores, pedestres e ambulantes regularizados. Guardas municipais e fiscais, com o apoio de policiais militares, percorreram o Centro, às margens da Avenida Amaral Peixoto, dando orientações e apreendendo materiais irregulares, como panfletos de empréstimo de dinheiro, cadeiras e mesas expostas em calçadas e rebocando carros estacionados em locais proibidos.
Nessa primeira ação, as autoridades abordaram também pessoas andando de bicicleta na calçada, o que, pelo código de posturas é proibido. De acordo com o coordenador de Controle Urbano, Miguel Narcizo, quando não há ciclovia, o correto é o ciclista empurrar a bicicleta ou pedalar por vias alternativas.
Além da abordagem aos ciclistas, motociclistas e motoristas tiveram seus carros apreendidos por falta de documentação, por estacionarem em vagas direcionadas a taxistas e deficientes e por estar fazendo o transporte público sem permissão. Comerciantes que expunham suas mercadorias na calçada também foram orientados a colocar o material dentro da loja para não atrapalhar o direito de ir e vir de pedestres.
Os veículos e as demais mercadorias apreendidas foram encaminhadas para o depósito público e para a Coordenadoria de Fiscalização da Secretaria de Fazenda, respectivamente. Para recuperá-los, os proprietários devem pagar a multa de apreensão e a taxa das diárias no depósito, além de ter que apresentar a nota fiscal dos bens.
O secretário de Ordem Pública e Controle Urbano, Coronel Sérgio Pinto, explica que a ideia do “choque de ordem” surgiu a partir de uma preocupação do Poder Público Municipal com a aparição de ambulantes irregulares que estão comercializando mercadorias durante as paradas nos sinais de trânsito. “ùltimamente tem aparecido muitas pessoas fazendo vendas nos sinais de trânsito. Nossa preocupação é que criminosos podem adotar esta estratégia, fingindo ser um vendedor nos semáforos, para abordar e assaltar os motoristas”, justificou.
A partir disso, a Prefeitura articulou ações permanentes de moralização. “Pelo menos uma vez por semana realizaremos ações como essa para garantir o ordenamento da cidade”, declarou o Coronel, pedindo a colaboração das pessoas para não adquirir produtos de ambulantes sem uniformes.
RENDA ALTERNATIVA – A Coordenadoria de Fiscalização possui um programa chamado “Renda Alternativa”. O objetivo é legalizar a situação de pessoas que desejem comercializar mercadorias como bebidas, balas, comida e afins, em praças, praias e em passeios públicos da cidade. Depois de regularizado o cadastro, o interessado recebe um uniforme, que precisa ser usado sempre que estiver trabalhando.
De acordo com o assessor de Indústria e Comércio da Secretaria de Turismo, Sérgio Azevedo, Rio das Ostras se desenvolveu devido a manutenção da ordem. “A população está aumentando a cada dia, fazendo com que o município seja o maior do Estado. Isso só foi possível por conta de o Poder Público sempre estar atento ao ordenamento da cidade”, disse.

Fonte: Secom PMRO

Anúncios

Comentários desativados em Prefeitura e Polícia Militar realizam “choque de ordem” em Rio das Ostras