!@ {o polifônico, [Jornalismo de Intervenção # Por Leonor Bianchi]

80 anos do Ministério do Trabalho e Emprego

Posted in Trabalho e Renda by ImprensaBR on 23/11/2010

Começa na quinta (25) e vai até a sexta (26), no Museu da República, no Rio, o Seminário de 80 anos do Ministério do Trabalho e Emprego.  O encontro vai reunir historiadores, pesquisadores e dirigentes sindicais que debaterão a herança deixada por Getúlio Vargas, as circunstâncias do advento do ministério e as relações mais recentes entre o Estado e o sindicalismo.

Durante o evento, que terá a presença do ministro Carlos Lupi, será lançado o Selo Comemorativo dos Correios em referência ao aniversário do MTE, nascido Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio no dia 26 de novembro de 1930.

No primeiro dia do Seminário o jornalista e autor de “A Era Vargas”, José Augusto Ribeiro será o palestrante. Para debater com ele foram convidadas as historiadoras Rosa Maria Barboza de Araújo e Marilena Ramos, doutora em História Social da USP.

Ainda na quinta, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sergio Nobre e o presidente da CGTB, Antonio Neto, farão palestras no âmbito do tema “Redemocratização pós-guerra e segundo governo Vargas”.

Na sexta, os avanços do atual governo serão debatidos em painel com balanço das atividades, prestação de contas e avaliação com palestra do Dr. Carlo Simi, secretário de Políticas Públicas de Emprego do MTE. No mesmo dia haverá as palestras do secretário-geral da Força Sindical, José Carlos Gonçalves, Ricardo Path, da UGT e Adeilson Telles, dirigente da CUT.

Antes do encerramento do Seminário, em painel sobre o papel do Sindicalismo nos avanços trabalhistas no Brasil, falarão à platéia de convidados o presidente da CTB, Wagner Gomes, o secretário Geral da Nova Central de Trabalhadores e José Juvino da Silva Filho, vice-presidente da CGTB/RJ.

Fonte: Blog do Trabalho

Anúncios

Comentários desativados em 80 anos do Ministério do Trabalho e Emprego

%d blogueiros gostam disto: