!@ {o polifônico, [Jornalismo de Intervenção # Por Leonor Bianchi]

Gratuito, mas não simples. Leitores de jornais gratuitos exigem qualidade de conteúdo

Posted in Jornalismo de Intervenção by ImprensaBR on 23/11/2010
Anderson Scardoelli
O jornalista Cláudio Bianchini, presidente do Grupo Metro no Brasil, analisou que é um erro os jornais gratuitos pensarem que o leitor não vai reclamar do conteúdo que lhe é entregue apenas pelo fato de não pagar pelo jornal. De acordo com ele, se os veículos gratuitos quiserem ganhar espaço no mercado têm que investir em elementos que chamem a atenção do público.

“A operação não é tão simples se você quiser manter um padrão gráfico e editorial de qualidade”, afirmou Bianchini, em sua participação no Inma – Seminário Internacional de Jornais, na manhã desta terça-feira (23/11).

O presidente do Metro disse que se esse cuidado na produção de um jornal gratuito não for levado a sério, pode levar à extinção da publicação. “Este ano em São Paulo já tivemos um boom de jornais gratuitos, mas alguns já acabaram”, informou.

Exigência
Além de estruturar a marca e buscar fazer um diário “de qualidade”, Bianchini avaliou que é necessário entender quais são os temas que agradam e o público que lê o jornal. Ele disse que os jornais gratuitos trabalham com o que é mais precioso das pessoas: o tempo. Tempo que ela não pode achar que foi jogado fora lendo um periódico.

“O grau de exigência do leitor de jornal gratuito é muito grande, semelhante ao público que paga para ler um jornal”, comentou Bianchini.

Conteúdo próprio
A qualidade do conteúdo também está relacionada a publicação de um grande número de matérias que são de exclusividade do Grupo Metro, segundo Bianchini. Ele acredita que a “a força do conteúdo” do Metro Internacional e da Band (que é parceira da marca no Brasil) faz o Metro no País crescer e atrair novos leitores.

“Essa linha editorial com acesso à Band e aos jornais Metro de outras localidades, nos deixa menos reféns das agências internacionais”, disse Bianchini.

Fonte:  Comunique-se

Anúncios

Comentários desativados em Gratuito, mas não simples. Leitores de jornais gratuitos exigem qualidade de conteúdo

%d blogueiros gostam disto: