!@ {o polifônico, [Jornalismo de Intervenção # Por Leonor Bianchi]

Acompanhe AO VIVO Seminário sobre Liberdade de Imprensa

Posted in Jornalismo de Intervenção by ImprensaBR on 25/11/2010
Liberdade de imprensa, o fim da lei de imprensa e o termo “controle social da mídia” surgiram recentemente no Brasil e, com outros elementos, em diversos países da América Latina. O presidente Lula queixou-se da grande imprensa publicamente e alguns de seus ministros patrocinaram eventos para discutir  novos controles sociais da mídia ao sugerir que a legislação atual não seria suficiente para garantir um fluxo democrático de informações. O seminário será transmitido ao vivo e na íntegra na internet.

Discussão semelhante acontece em outros países latino-americanos. Hugo Chaves, presidente da Venezuela, e Cristina Kirschner, presidente da Argentina desentendem-se com a mídia de seus países com enredos mais conflituosos que o observado no Brasil.

Para um momento de reflexão, a Fundação Padre Anchieta decidiu convidar personalidades expressivas da vida política, jurídica e jornalística dos três países. Nesta quinta e sexta-feira (25 e 26), a emissora será palco do Seminário Cultura de Liberdade de Imprensa nos estúdios da TV Cultura em São Paulo.

Estarão presentes para palestras sobre o tema: o presidente Fernando Henrique Cardoso, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto e o ministro-chefe da secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Franklin Martins.

Para a formação de mesas de debates, foram convidadas outras personalidades do mundo jurídico, político e jornalístico do Brasil, Argentina e Venezuela. Confirmaram presença:

Américo Martins (Rede TV!), Ana Amélia Lemos(senadora eleita PP), Bob Fernandes (Terra Magazine), Caio Túlio Costa (professor, jornalista e consultor em novas mídias), Carlos Luiz Lins da Silva (professor e jornalista), Demétrio Magnoli (sociólogo), Eugênio Bucci (professor doutor da USP), Humberto Saccomandi (jornal Valor Econômico), Luciano Suassuna (diretor de Jornalismo do IG), Luis Francisco de Carvalho Filho (Folha de S. Paulo), Merval Pereira (O Globo), Miro Teixeira (deputado federal-PDT), Ricardo Gandour, (Estado de São Paulo), Renata Lo Prete (Folha de S. Paulo), Ricardo Kotscho (jornalista), Dr. Rodrigo Collaço, (Juiz, ex-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros), Sérgio Dávila (Folha de S. Paulo), Sidnei Basile (Editora Abril), Tereza Cruvinel (TV Brasil).

Convidados vão formar a mesa de debates, para tratar da Liberdade de Imprensa na Argentina e Venezuela. Nomes já confirmados: Maria Eugenia Ludueña (jornalista) e Pablo Mendelevich (colunista do La Nación e diretor de jornalismo da Universidad de Palermo), da Argentina. Também estarão presentes Fernando Egaña (advogado, articulista e professor universitário) e Noel Padilla Fernández (pedagogo, com especialização em Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação), ambos da Venezuela.

Fonte: SJPMRJ

Anúncios

Comentários desativados em Acompanhe AO VIVO Seminário sobre Liberdade de Imprensa

%d blogueiros gostam disto: