!@ {o polifônico, [Jornalismo de Intervenção # Por Leonor Bianchi]

FRICINE

Posted in Cultura, Meio Ambiente, Região by ImprensaBR on 02/12/2010

O Festival Internacional de Cinema Socioambiental, que se inicia na segunda feira, 6 de dezembro, às 19 horas e segue até o domingo, dia 12 de dezembro vai ter, além da exibição de instigantes filmes em 3 sessões diárias, mesas redondas, debates com estudiosos e autoridades de todo Brasil, oficinas de capacitação de professores em audiovisual e shows com Cláudio Nucci e Hamilton de Holanda.
 
Confira a programação de Shows, debates e mesas redondas:
 
– Dia 6 de dezembro, segunda feira as 19 horas: Show com o virtuose do bandolim Hamilton  de Holanda:
 
Hamilton de Holanda: Virtuoso, brilhante e único são alguns dos adjetivos constantes na carreira de Hamilton de Holanda, Bandolinista que contagia platéias em turnês por todo o mundo, construindo uma carreira de inúmeros prêmios.  É o frescor da música focada na beleza e na espontaneidade sem fronteiras. Nasce seu lema “Moderno é Tradição”, o importante não é o passado, nem o futuro e sim o encontro entre os dois:  “é” – o momento presente, o aqui e agora. Com técnica soberba e brasilidade absoluta, Hamilton tira o fôlego de qualquer um com suas interpretações e performances cheias de emoção.
 
– Terça feira, dia 7 de dezembro às 10:30 horas: Palestra sobre a “Medicina Ecológica e Alimentos Orgânicos”  
 Com Sônia Hirsch: A jornalista e escritora Sonia Hirsch tem prestado excelentes serviços a população brasileira com seus estudos sobre o tema alimentação e saúde. Já lançou 21 livros. Nesta palestra, Sonia aborda um mundo em que temos possibilidade de comer o que quisermos, sem os limites naturais da cultura, da região e das estações do ano, estamos comendo bem ou comendo mal? Como pensar essa questão?  Quantidade, qualidade e autoconhecimento são três critérios que podem nos ajudar a manter uma alimentação rica, variada e saudável ao mesmo tempo. Questionar o que se compra e o que se põe no prato é essencial quando se deseja uma vida saudável. A saúde é um patrimônio pessoal e intransferível que hoje, mais do que nunca, depende muito da informação. Palestra imperdível. 
– Quarta Feira, dia 8 de dezembro as 10:30 horas: Mesa Redonda sobre a importância dos cineclubes na difusão de filmes e na formação de novos cineastas”:
 
 Coordenador/mediador: Pedro Kiua: cineasta, formado em cinema pela UFF, produtor cultural e fundador do Cineclube Lumiar recebe cineclubistas, cineastas e produtores audiovisuais para um “debate-papo” sobre estratégias de produção local e difusão alternativa de filmes.
 
– Quinta Feira, dia 9 de dezembro, as 10:30 horas: Palestra sobre  Educação Ambiental Empresarial: 
 
Com Alexandre de Gusmão Pedrini: Possui graduação em Ciencias Biologicas pela Universidade Santa Úrsula, mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é assessor de inúmeros periódicos socioambientais em todo o Brasil. É professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e analista em C & T pela Comissão Nacional de Energia Nuclear. Tem experiência na área de Educação Ambiental com ênfase no setor produtivo e no ecoturismo. Boa oportunidade para os empresários compreenderem um pouco mais a relação do sistema produtivo com a sustentabilidade, pela via da educação.
 
– Sexta Feira, dia 10 de dezembro as 10:30 horas: Palestra sobre Medicina Ecológica e Painel sobre alimentos orgânicos e alimentação funcional.
 
Com Alex Botsaris: Médico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especializou-se em doenças infecciosas pelo Hospital Claude Bernard (Paris) e em acupuntura e medicina chinesa pela Sociedade Internacional de Acupuntura, na França, e pela Universidade de Pequim (China). Ex-presidente do Instituto Brasileiro de Plantas Medicinais, realiza consultoria de saúde e biodiversidade para empresas e é considerado grande conhecedor de plantas medicinais no Brasil. Publicou Segredos orientais da saúde e do rejuvenescimento,  Sem anestesia, O complexo de Atlas, Medicina complementar, Fórmulas mágicas e Doce vôo da juventude. Seu último livro, Medicina Ecológica é o tema da palestra.
 
Na mesa redonda estarão o professor/doutor Marcelo Castaneda, a produtora orgânica Jovelina e a curadora Mônica Araújo.
 
– Sábado, dia 11 de dezembro as 15 horas, depois da exibição do filme “Percepção de Risco haverá uma mesa redonda com especialistas da Defesa Civil e da Secretaria de Meio Ambiente
 
– Sábado, dia 11 de dezembro as 20 horas: Show Musical “TODOS NÓS” com Claudio Nucci e participações de Dri Gonçalves e Rafael Lorga
 
            Claudio Nucci: integrante da formação original do quarteto vocal Boca  Livre, apresenta um show que tem tudo a ver com a programação do  FRICINE, que acontece entre os dias 6 e 12 de dezembro.  No repertório, ele  apresenta, além de seus sucessos como Quero Quero, Acontecência,  Toada, Quem Tem a Viola e Sapato Velho, uma coleção de músicas que  tratam de temas importantes como saúde, águas, povos do planeta,  preservação do meio ambiente e das culturas populares, como Todos Nós,  Os Rios, Duzíndio, Principalmente Saúde e Vem Chuvarada, entre outras.  Acompanhado por Dri Gonçalves (vocais) e Rafael Lorga (percussão, violão e voz) o show promete ser um encerramento com chave de ouro  dessa edição 2010 do Festival Internacional de Cinema Socioambiental  de Nova Friburgo.
 
A programação pode ser conferida em: www.fricine.com.br
 

Anúncios

Comentários desativados em FRICINE

%d blogueiros gostam disto: