!@ {o polifônico, [Jornalismo de Intervenção # Por Leonor Bianchi]

Observatório social vai debater gestão pública em Rio das Ostras

Posted in Cidadania, Cidade by ImprensaBR on 10/12/2010

O Observatório Social de Rio das Ostras realiza nesta sexta-feira (10), às 18 horas, no Centro de Cidadania, uma palestra com o tema “A importância do Controle Social na Administração Pública”, que será ministrada por Sir Carvalho, Diretor Institucional do Observatório Social do Brasil, e uma das maiores autoridades brasileiras na abordagem do tema.
A palestra, que faz parte do Fórum Fluminense de Articulação e Sensibilização dos Observatórios Sociais, será mais uma etapa no desenvolvimento de atividades, que visam promover a participação da sociedade local em ações de incentivo ao controle social e a participação ativa da Sociedade Organizada na formação das políticas de governo, através de suas atividades de Educação Fiscal.
Para o presidente do Observatório Social de Rio das Ostras, André Azarany, a participação dos cidadãos neste evento é fundamental, principalmente para o fortalecimento da democracia. “A participação é importante, pois, somente a presença da Sociedade Civil, poderá trazer aos municípios do Brasil a Justiça Social e o acompanhamento e garantia da boa utilização do Dinheiro Público, que é nosso”, enfatizou.
O Observatório Social do Brasil é entidade sediada em Maringá, no Paraná, e entre sua atividades está a criação e disseminação da metodologia de trabalho dos Observatórios Sociais instalados pelo país, em mais de sessenta municípios, além do monitoramento sistemático das ações, observando principalmente se estão sendo seguidos os preceitos dessa metodologia.
Fundado em abril deste ano, o Observatório Social de Rio das Ostras obteve inúmeros progressos desde a sua instalação e operacionalização, conforme experiências obtidas pelo Observatório Social do Brasil e toda a Rede de Observatórios Sociais. “Desde o início destas atividades, procuramos disseminar a Educação Fiscal e acompanhar de maneira sistemática os atos licitatórios do Poder Público Municipal, pois entendemos que o importante é evitar que o dinheiro público seja utilizado de maneira indevida. O nosso trabalho é de olhar para a frente e não para o passado”, afirmou o presidente.
Uma das atividades desenvolvidas pelo Observatório Social, tendo em vista o seu plano operacional, é acompanhar o dinheiro público e, no caso de alguma irregularidade, comunicar a autoridade responsável para que haja a adequação e a correção das irregularidades, sem que haja qualquer prejuízo aos cofres públicos. Caso os problemas não sejam sanados, o Observatório aciona o Ministério Público.
Em Rio das Ostras, o Observatório Social é constituído e apoiado pelas 04 Lojas Maçônicas do Município, Lions Clube Rio das Ostras Costa Azul, Rotary Club Rio das Ostras, AMAEG- Associação de Moradores do Bairro Enseada das Gaivotas e diversas outras entidades da Sociedade Organizada. O cidadão pode participar das atividades filiando-se ou acompanhando as reuniões, onde pode auxiliar na tomada de decisões e estratégias de atuação. Em Rio das Ostras, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (22) 7811-5190 ou pelo e-mail observatoriosocialro@hotmail.com.
Para conhecer mais resultados do Observatório Social pelo Brasil, basta acessar o site www.observatoriosocialdobrasil.org.br.

Anúncios

Comentários desativados em Observatório social vai debater gestão pública em Rio das Ostras

%d blogueiros gostam disto: