!@ {o polifônico, [Jornalismo de Intervenção # Por Leonor Bianchi]

Tradições populares são relembradas no Auto de Natal de Rio das Ostras

Posted in Cidade, Cultura by ImprensaBR on 10/12/2010

Fundação de Cultura apresenta espetáculo com o tema “Presépio” nos dias 18 e 19, às 20h, na Concha Acústica

Auto de Natal, 2009. Foto: Maurício Rocha

 
Duas manifestações folclóricas que celebram no Brasil a chegada de Deus menino são relembradas no Auto de Natal, evento tradicional da Fundação Rio das Ostras de Cultura. Este ano, o espetáculo intitulado “Presépio” é inspirado no Pastoril, característico das regiões Norte e Nordeste, e na Folia de Reis, popular no Centro-Oeste e Sul do País. Com a participação de 100 pessoas, entre alunos do Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro e figurantes, o Auto acontecerá nos dias 18 e 19, às 20h, na Concha Acústica da Praça São Pedro, no Centro.

Pastoril e Folia de Reis são manifestações populares em forma de caminhada ao presépio, que simboliza o centro de mundo. Personagens de encanto, singeleza e impactante presença permeiam a encenação com versos e cantorias de louvação e celebração ao nascimento do menino Jesus. Entre esses, Borboleta, Beija-Flor, Estrela D´Alva, a Noite, o Galo Toré, Anjos e Pescadores que integram o rancho alegre das pastoras que anunciam e louvam a vinda de Jesus.
A magia da Folia de Reis se faz presente com o Mestre e Capitão que combatem e pedem licença para louvar o menino Deus anunciado junto aos Reis Magos do Oriente. Ao longo dessa trajetória, no entanto, são “perseguidos” por Herodes e seus malfeitores, vestidos de palhaços.
Quem conta essa história são os irmãos franciscanos, em homenagem a São Francisco de Assis, que criou o presépio. O cortejo de louvação termina diante do presépio sob a luz da Sagrada Família, representada por Jesus, Maria e José.
 
Ficha Técnica:
Produção: Fundação Rio das Ostras de Cultura
Direção: Carlos Henrique Pimentel Luiz
Texto: Carlos Henrique Haddefinir
Elenco: Professores e alunos do Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro
Pesquisa: Selma Rocha

Anúncios

Comentários desativados em Tradições populares são relembradas no Auto de Natal de Rio das Ostras

%d blogueiros gostam disto: