!@ {o polifônico, [Jornalismo de Intervenção # Por Leonor Bianchi]

Contribuinte pagará R$ 418 milhões por propaganda de partidos em rádio e TV

Posted in Jornalismo de Intervenção, Política by ImprensaBR on 21/12/2010

 partir de 2011, os líderes de 25 partidos políticos farão inserções em redes nacionais de rádio e TV sobre seus feitos. De acordo com O Estado de S. Paulo, o custo das propagandas será de R$ 217 milhões, pagos pelo contribuinte brasileiro. Outros R$ 201 milhões em recursos públicos serão destinados para custear despesas de viagens, aluguel de imóveis e pagamento de funcionários, entre outras.

As propagandas em rádio e TV acontecerão às noites de quinta – 48, ao todo. Metade das legendas terá direito a mais de 40 inserções de 30 segundos em todas as emissoras do país. O gasto de R$ 418 milhões com as propagandas equivale, em média, ao atendimento de 430 mil famílias durante um ano no programa Bolsa-Família.

Como compensação ao tempo cedido à propaganda partidária, as emissoras recebem um desconto em parte de seus impostos. A renúncia fiscal, maior em período eleitoral, poderá chegar a R$ 217 milhões em 2011, de acordo com o projeto do Orçamento Geral da União, encaminhado ao Congresso.

Ainda não há uma relação exata entre a representatividade eleitoral de um partido político e seu custo aos cofres públicos. Porém, grandes legendas são mais “caras” aos contribuintes. Em 2010, o PT teve 2.446 vezes mais votos que o PCO na Câmara, e seu custo será 16 vezes superior ao da microlegenda em 2011 – somando-se Fundo Partidário e propaganda obrigatória.

Está em discussão no Congresso a aprovação do financiamento público das campanhas eleitorais, que faz parte da discussão sobre a reforma política. Caso ela seja aprovada, o valor gasto com as inserções das legendas vindas do contribuinte multiplicará.

Fonte: Redação Portal Imprensa

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