!@ {o polifônico, [Jornalismo de Intervenção # Por Leonor Bianchi]

Vereador de cidade do MT quer proibir conselhos de comunicação em seu município

Posted in Jornalismo de Intervenção by ImprensaBR on 21/12/2010

Antecipando-se à eventual aprovação de um conselho de comunicação social para o Mato Grosso, um vereador da cidade de Várzea Grande quer aprovar uma lei que proíbe a atuação da pasta ao menos no município.

Antonio José de Oliveira (PV), conhecido com Toninho do Glória, criou proposta com objetivo de impedir o surgimento de órgãos ou comitês regionais “que tenham por finalidade o controle da imprensa escrita, falada ou televisionada”.

“Embora a liberdade de expressão esteja assegurada pela Constituição Federal como já demonstrado, está-se (sic) pretendendo criar subterfúgios para silenciar jornalistas e veículos de comunicação, através de um controle que seria feito por órgão aparelhado pelo poder central”, argumenta o vereador, segundo informa o portal Olha Direto.

No Paraná, projeto de lei idêntico tenta inviabilizar indiretamente a criação de conselhos e embargar qualquer proposta que tenha como objetivo fiscalizar a mídia.

Em outubro, o deputado estadual Mauro Savi (PR-MT) enviou ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Mato Grosso (Sindjor-MT) um esboço de uma proposta de conselho de comunicação para o estado. Ao que tudo indica, o projeto não deve ser submetido à votação na Assembleia Legislativa do MT antes do meio do ano, já que ainda não há consenso sobre suas diretrizes.

A criação de conselhos está prevista nas resoluções aprovadas na Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), realizada em dezembro de 2009 em Brasília (DF).

Fonte: Portal Imprensa

Anúncios

Comentários desativados em Vereador de cidade do MT quer proibir conselhos de comunicação em seu município

%d blogueiros gostam disto: