!@ {o polifônico, [Jornalismo de Intervenção # Por Leonor Bianchi]

Cinema bate recorde de arrecadação no Brasil em 2010

Posted in Brasil, Cultura, Economia by ImprensaBR on 22/12/2010


O cinema bateu recorde de arrecadação em 2010 no Brasil, ultrapassando pela primeira vez a marca de um bilhão de reais. Foram 136 milhões de ingressos vendidos, com faturamento bruto de 1,3 bilhão de reais. Os dados foram divulgados nesta terça-feira pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), e ainda são parciais – o consolidado do ano será divulgado na segunda quinzena de janeiro de 2011. A safra de filmes nacionais e internacionais vendeu 20% mais ingressos que em 2009, com aumento de bilheteria de 32%.
Os filmes nacionais tiveram papel decisivo no crescimento. Até o final do ano, a previsão é que os títulos brasileiros tenham conquistado quase dez milhões a mais de ingressos que em 2009. Os quase 16 milhões de ingressos vendidos no ano passado devem chegar a 26 milhões, um aumento de 61%. Em relação à bilheteria, o resultado aponta um crescimento de 74%. Com isso, a participação de mercado do cinema nacional deve chegar a dezembro com 19% contra 14% do ano passado.
Jorge Peregrino presidente do Sindicato das Empresas Distribuidoras Cinematográficas do Rio de Janeiro e responsável pela pesquisa, comemora. “Pela primeira vez, temos três filmes nacionais (Tropa de Elite 2, Nosso Lar e Chico Xavier) entre os dez maiores filmes do ano, ultrapassando a marca de 3 milhões de espectadores, e um filme nacional superando a barreira dos 10 milhões de espectadores.”


Para o presidente da agência, Manoel Rangel, esse desempenho tem relação com o bom momento da economia brasileira. Mas ele vê também como grande fator do sucesso a profissionalização e a ousadia de produtores como Marcos Prado, de Tropa 2, e Iafa Britz, de Nosso Lar, que investiram no lançamento em centenas de salas simultaneamente. Tropa 2, por exemplo, teve mais de 600 cópias distribuídas pelo Brasil; número recorde para um filme nacional. O número mais comemorado por Rangel, no entanto, foi o de 11 milhões de espectadores, que o filme conseguiu de 8 de outubro até agora – conquistando o maior público da história do cinema nacional.

“É fácil dizer que era previsível porque era Tropa de Elite 2, mas antes de estrear não era certeza de sucesso. Eles tiveram muita coragem na estratégia de lançamento deles. O que a Zazen Produções fez é sensacional. Eles inauguraram um novo modelo de divulgação e distribuição de filmes no país. Acho que todos do mercado devem observar os movimentos da Zazen e fazer parecido”, elogiou o dirigente da Ancine.

Na avaliação da Ancine, o cinema brasileiro chegou a um novo patamar. Embora evite projeções numéricas, Rangel não tem dúvida de que as bilheterias dos filmes brasileiros cheguem pelo menos a um bilhão de reais em 2011. “Em 2009 nós já havíamos registrado uma arrecadação de cerca de 970 milhões”, lembrou o executivo, que anunciou ainda a construção de 250 novas salas de cinema no Brasil no ano que vem, e outras mil até 2014.

A partir desta quarta-feira, os novos editais do FSA estarão disponíveis para no site da Ancine. O Fundo é um dos principais mecanismos da política pública de incentivo à indústria audiovisual no Brasil, distribuindo R$ 84 milhões para investimento em quatro linhas de ação: produção de obra independente de longa-metragem; aquisição de direitos de distribuição de longa-metragem; comercialização de longa-metragem; e produção de obra independente para televisão.

Anúncios

Comentários desativados em Cinema bate recorde de arrecadação no Brasil em 2010

%d blogueiros gostam disto: