!@ {o polifônico, [Jornalismo de Intervenção # Por Leonor Bianchi]

Rio das Ostras apoia empresas socialmente responsáveis

Posted in Cidade, Educação by ImprensaBR on 25/01/2011

Pesquisadores fazem levantamento do perfil e necessidades dos moradores para propor projetos sociais

A Prefeitura de Rio das Ostras está apoiando uma pesquisa que começou nesta terça-feira, dia 25, realizada pelo Núcleo de Pesquisas Econômicas e Sociais da Universidade de Taubaté. O objetivo é fazer um diagnóstico sócio-econômico e ambiental para subsidiar o planejamento de ações de responsabilidade social da empresa contratante, Tenaris Confab. As informações serão cedidas à Prefeitura e às demais empresas da Zona Especial de Negócios.

O trabalho consiste em ouvir 600 pessoas de várias localidades por meio de um questionário com perguntas sobre emprego, renda, escolaridade, entre outros quesitos que ajudarão a traçar o perfil, as deficiências e anseios dos moradores.

A pesquisa está sendo realizada a partir de uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento, Negócios e Petróleo da Prefeitura de Rio das Ostras. “Na Zen, nossa prioridade é primar por iniciativas que associem o progresso à preservação ambiental e promoção social, proporcionando, em parceria com o poder público, melhorias da qualidade de vida da população”, definiu o prefeito Carlos Augusto.

A secretária de Desenvolvimento, Negócios e Petróleo, Kátia Brandão, explica que o diagnóstico servirá de base para qualquer empresa interessada em investir em ações de responsabilidade social e ambiental e contribuirá para o aprimoramento do foco de ação das políticas públicas para o município. Ela solicita que os moradores recebam os pesquisadores em suas casas.

O militar Carlos Alberto Cremonezi reside em Cidade Praiana. Pai de três filhos, almeja por uma cidade cada vez melhor. “É excelente saber que a Prefeitura e as empresas do município se interessam em saber os desejos da população. Acreditamos que com isso, os investimentos em qualidade de vida serão ainda melhores”, declarou durante a pesquisa em sua residência. 

Uma das pesquisadoras, a professora de Sociologia Nilde Balcão, informa que o levantamento está sendo feito a partir de dados disponibilizados pela própria Prefeitura e pelo IBGE. Segundo ela, em abril, o Núcleo de Pesquisas entregará o relatório que embasará as diretrizes de responsabilidade social compatíveis com a realidade de Rio das Ostras.

 Durante uma reunião realizada no dia 24, no Centro de Qualificação Profissional da Zen, a equipe da Universidade de Taubaté apresentou ao secretário de Ordem Pública e Controle Urbano, Coronel Sérgio Pinto, assessores e técnicos da Prefeitura, a proposta da pesquisa e a metodologia para o diagnóstico, a fim de que os envolvidos direta e indiretamente pudessem opinar para dinamizar o trabalho.

Na oportunidade, o professor de Economia Edson Trajano, também do Núcleo de Pesquisas Econômicas e Sociais, apresentou alguns projetos implementados a partir de um trabalho de pesquisa realizado em duas cidades do interior de São Paulo, onde a população recebeu investimentos em educação, esporte, cultura e meio ambiente.

Fonte: Secom PMRO

Anúncios

Comentários desativados em Rio das Ostras apoia empresas socialmente responsáveis

%d blogueiros gostam disto: