!@ {o polifônico, [Jornalismo de Intervenção # Por Leonor Bianchi]

Gil traz a Macaé o show “Fé na Festa”

Posted in Cultura, Estereofonia, Região by ImprensaBR on 12/02/2011

Por Rúben Pereira*

Gilberto Gil fará, na Lagoa de Imboassica, em Macaé, neste domingo dia 13, o show “Fé na festa”, no qual atualiza e fixa o forró com seus baiões, maxixes, xotes e xaxados. O show chega a Macaé com entrada franca e num dos pontos mais bonitos da orla macaense.

Gil chega direto da cidade de Guadalajara, México, onde fez o show “Fé na festa” no dia 10 de fevereiro na Plaza de la Liberation, junto de Caetano Veloso e Carlinhos Brown nas Festividades del aniversario de la ciudad de Guadalajara, para a festa que promete ser o grande momento do verão musical da região.

Depois de Macaé, no dia 13, Gil levará seu Show “Fé na Festa” para a Marina da glória, no Rio de Janeiro, no dia 18 de fevereiro.

Para o show na Lagoa de Imboassica, Gil vem literalmente fazendo a festa e mostrando músicas inéditas e grandes canções típicas de festas juninas e do cancioneiro nordestino. Depois do tributo a Bob Marley e a Luiz Gonzaga, Gil vem fazendo um tributo não a uma figura, mas a um gênero. Gil traça uma linha de criação no gênero Forró e apresenta verdadeiras pérolas como Juazeiro, Fé na festa, esta inédita de sua autoria e Qui nem Jiló fundida com Expresso 2222.

A banda que vem acompanhando Gil conta com os fiéis escudeiros Sergio Chiavazzoli: guitarra violão de 12, banjo, cavaquinho, guitarra baiana, guitarra sitar e programação; Arthur Maia: baixo; e Toninho Ferragutti: acordeão e palmas; Nicolas Krassic: violino e  rabeca; Gustavo di Dalva: percussão;  palmas ; Jorginho Gomes: zabumba | percussão;  vocal ; Alex Fonseca: programação ; Angela Lopo e Tita Alves: vocal; Arranjos: Sérgio Chiavazzoli e arranjos coletivos.

O modo quase moderno com que Gil pincela os belos arranjos de “A Dança da Moda” e “Aprendi com o Rei” funciona como um elemento de coesão em relação à esperança que ele demonstra visivelmente em sua postura no palco ao apresentar canções como “O Livre Atirador e a Pegadora” e o “O Casamento da Raposa”.

O show de Macaé promete!

*Violonista e pesquisador de memória regional

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: