!@ {o polifônico, [Jornalismo de Intervenção # Por Leonor Bianchi]

População de Rio das Ostras se mobiliza contra a poluição

Posted in Cidade, Meio Ambiente by ImprensaBR on 15/02/2011

Ação no sábado, 19, conscientiza comunidade sobre importância da redução das emissões de gás carbônico
 
No próximo dia 19, sábado, o Núcleo de Educação Ambiental – Neam da Prefeitura de Rio das Ostras se une aos alunos do curso de Meio Ambiente da Escola Técnica Profissionalizante (ETP) para sensibilizar a população quanto aos riscos da poluição. No evento “Cidadania Ambiental no Trânsito”, técnicos vão estar nas ruas do Centro da cidade, chamando a atenção de todos para a necessidade da redução da emissão de gás carbônico (CO2), responsável pelo aquecimento global. O grupo vai conversar com motoristas e pedestres e distribuir lixeirinhas para carro.

Segundo os especialistas, atitudes simples de cada cidadão, como a diminuição do uso de veículos automotores, o consumo consciente de energia e o plantio de árvores, podem conter o aumento da temperatura do planeta e a poluição atmosférica.

“Rio das Ostras participa de uma mobilização mundial pelo controle das emissões de gás carbônico. A Prefeitura investe na Educação Ambiental e em ações para controle da poluição. No entanto, os resultados concretos dependem das atitudes de cada cidadão. A cidade não é industrial; a maior parte das emissões de CO2 é gerada pelos veículos”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Max Almeida.

ECO DICAS – Atitudes individuais podem salvar o Planeta, como dar preferência ao transporte coletivo; evitar o uso do carro em horário de engarrafamento; substituir o carro por andar a pé ou de bicicleta quando possível; praticar a “carona solidária” e incentivar os outros a fazer o mesmo; dar preferência à utilização do álcool como combustível; manter o carro com pneus calibrados e motor regulado, o que reduz o consumo de combustível. E, claro, não atirar lixo pela janela, ajudando a manter a cidade limpa.

PROGRAMA MUNICIPAL – A ação do Núcleo de Educação Ambiental, formado por técnicos das secretarias de Meio Ambiente e de Educação, soma-se ao Programa de Neutralização das Emissões de Gás Carbônico, da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca. Pelo Programa da Prefeitura, a área do antigo lixão foi transformada no primeiro Bosque de Neutralização de CO2 da região. A Secretaria de Meio Ambiente também já criou outro bosque com a mesma finalidade. Ao todo, são 37 mil m2 de área verde destinada à captura de gás carbônico da atmosfera.

Fonte: Secom PMRO        

Anúncios

Comentários desativados em População de Rio das Ostras se mobiliza contra a poluição

%d blogueiros gostam disto: