!@ {o polifônico, [Jornalismo de Intervenção # Por Leonor Bianchi]

Moradores de Rio das Ostras devem participar do combate à dengue

Posted in Cidadania, Cidade, Saúde by ImprensaBR on 16/04/2011

Número de casos aumenta no município e quase 95% dos focos dos mosquitos estão nas residências 
 
Desde a semana passada, mais quatro cidades entraram para a lista dos municípios com alta incidência de dengue. Agora são 27 municípios em estado de alerta. Em Rio das Ostras o número de casos avança e são 642 notificações até o momento. A Prefeitura intensificou os trabalhos e está priorizando as localidades com os maiores índices da doença. Mas a população também precisa fazer a sua parte, já que 95% dos focos do mosquito estão dentro das residências. Mesmo assim, há moradores que desconsideram o risco da dengue, que pode levar á morte.

A Vigilância em Saúde está realizando mutirões nas áreas críticas, foram renovados os contratos de guardas sanitários e ampliada a frota do fumacê. Porém, os guardas sanitários ainda enfrentam dificuldades em seu trabalho preventivo.

O guarda sanitário Carlos Henrique Silva, da equipe da Vigilância em Saúde, já foi atacado por cachorro. “Alguns moradores impedem o nosso trabalho. Muitos não deixam que entremos nas residências e ainda enfrentamos o ataque de cachorros”, conta.

Segundo os profissionais é comum que pessoas desconsiderem o risco da dengue.“Em visita de inspeção a uma residência em Rocha Leão, um morador afirmou que a dengue não existia, por isso não era necessário se preocupar. Ele não quis ouvir as orientações, dizendo que a larva do mosquito era inofensiva”, relatou Márcio Magalhães, guarda sanitário.

As investigações dos casos notificados pela Vigilância em Saúde mostram que a maior parte das pessoas infectadas pela doença convive com focos do Aedes Aegypti em suas próprias residências. Porém, segundo guarda sanitário Márcio Martins, é comum culpar o vizinho. “Há quem denuncie que o vizinho mantém criadouros do mosquito, mas não toma cuidado com sua própria residência. Uma pessoa denunciou que havia uma piscina descoberta na casa ao lado. Investigamos e não havia foco na piscina, mas na casa do denunciante encontramos três focos”.

MORADORES CONSCIENTES – Mas há moradores que fazem sua parte, reconhecem e contribuem para o trabalho da Vigilância em Saúde. A empregada doméstica Tâmela de Souza, do Serramar, está atenta ao controle da doença. “A equipe do combate à dengue está sempre no meu bairro. Mas acho que a gente também tem que colaborar, fazer a nossa parte para que o mosquito da dengue seja eliminado”, disse a moradora.

“O trabalho realizado pela equipe de combate à dengue é muito importante para esclarecer a população. Mas nós também temos que ficar alerta e ajudar”, opina Juliana Santana, dona de casa, do Jardim Bela Vista.

Fonte: Secom PMRO

Anúncios

Comentários desativados em Moradores de Rio das Ostras devem participar do combate à dengue

%d blogueiros gostam disto: