!@ {o polifônico, [Jornalismo de Intervenção # Por Leonor Bianchi]

CPI vai denunciar cocessionária de água de Friburgo ao MP

Posted in Denúncia, Estado, Infraesturutura by ImprensaBR on 18/04/2011

CPI VAI DENUNCIAR CONCESSIONÁRIA DE ÁGUA DE FRIBURGO AO MP
O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) responsável por investigar os responsáveis pelas tragédias causadas pelas chuvas na Região Serrana, deputado Luiz Paulo (PSDB), anunciou que fará uma denúncia junto ao Ministério Público Estadual contra a Concessionária Águas de Nova Friburgo, responsável pelo abastecimento do município. Segundo o parlamentar, que esteve nesta segunda-feira (18/04) no bairro de Duas Pedras, na cidade, o rompimento de uma adutora aumentou muito a dimensão da tragédia na localidade. “Vejo, aqui, uma responsabilidade civil clara. Existe a necessidade de fazer uma denúncia formal ao MP para que seja aberto um Inquérito Civil Público que apure a responsabilidade da concessionária pelo rompimento dessas adutoras. É claro que não foi só o rompimento das adutoras, mas se as adutoras não tivessem rompido o acidente seguramente teria sido muito menor”, analisou Luiz Paulo.
Ouça na Rádio Alerj: http://radioalerj.posterous.com/cpi-da-regiao-serrana-vai-denunciar-aguas-de
Os membros da CPI observaram, de perto, o local onde houve o rompimento de uma ramificação da adutora principal e da própria adutora. “Isso fez com que a própria concessionária fizesse o lançamento de uma nova adutora, para abastecer Duas Pedras e o restante da região. Seguramente a adutora antiga foi descalçada por ter sido lançada muito na borda do talude. Talvez o melhor traçado para se lançar essa adutora não fosse esse”, explicou Luiz Paulo. Na região onde houve o rompimento da adutora morreram 11 pessoas.
Logo após as vistorias nos bairros de Duas Pedras e Córrego Dantas, os deputados estiveram na Câmara de Vereadores de Nova Friburgo, onde ouviram, entre outras pessoas, a vice-presidente da Associação de Moradores de Duas Pedras, Natalia Cristina da Silva, que deu mais detalhes sobre os problemas do bairro. “O principal problema é que a galeria foi totalmente destruída pela chuva. Nós recebemos água de três lugares diferentes, que desembocam em uma só galeria. Com a destruição dessa galeria as águas passaram por dentro do bairro. Precisamos de urgência na reconstrução dessa galeria”, contou Natalia. Já o deputado Rogério Cabral (PSB) lembrou dos problemas dos moradores do bairro de Córrego Dantas, também em Friburgo. “Há 20 dias, em um domingo de sol, os moradores tiveram um susto horrível porque escutaram uma barulheira vinda da montanha, de onde estavam descendo pedras e paus. Isso em um dia de sol quente, sem chuva. É um risco constante. Temos escolas fechadas. Há um estudo de um parque fluvial, mas os moradores não sabem de nada. Eles precisam saber o que vai acontecer”, cobrou Cabral.
Participaram, ainda, das vistorias os deputados Janira Rocha (Psol), Sabino (PSC), Nilton Salomão (PT) e Comte Bittencourt (PPS).

Texto de Raoni Alves

Alerj

Anúncios

Comentários desativados em CPI vai denunciar cocessionária de água de Friburgo ao MP

%d blogueiros gostam disto: