!@ {o polifônico, [Jornalismo de Intervenção # Por Leonor Bianchi]

Rio das Ostras monta plano de emergência e melhora atendimento a casos de dengue

Posted in Sem categoria by ImprensaBR on 19/04/2011

Prefeitura criou unidades de tratamento no Pronto-Socorro e no Ancora e aumentou equipe médica
Para melhorar o atendimento à população, o prefeito Carlos Augusto convocou uma reunião com o secretário de Saúde Sérgio Manhães e a equipe da Secretaria, para traçar uma estratégia emergencial de atendimento às pessoas com sintomas de dengue.  Como parte das ações, foram montadas duas Unidades de Atendimento de Dengue, uma ao lado do Pronto-Socorro e outra, no posto de saúde do Praia Âncora. A reorganização já agilizou o fluxo de atendimento e levou mais conforto aos pacientes.

“O problema é nacional. Graças ao nosso trabalho permanente, Rio das Ostras se tornou referência no controle da dengue, sempre com baixos índices. Porém, este ano a doença tomou o País e estamos focando nossos esforços para minimizar o sofrimento da população. Estamos unidos contra a dengue, nesta luta que é de todos”, disse o prefeito.

As Unidades de Tratamento de Dengue são uma extensão do atendimento de emergência. Os locais são refrigerados, com cadeiras especiais para acomodar os pacientes que recebem soro. Há ainda consultórios e área de coleta de sangue. No posto de saúde do Âncora, a unidade foi montada no auditório, com sala de consulta e de hidratação dos pacientes. A localidade foi escolhida por registrar os maiores índices de casos notificados no município. O funcionamento da unidade no Âncora já reduziu a demanda do Pronto-Socorro em pelo menos 25%

Paula Teixeira está com a doença e foi encaminhada à Unidade de Tratamento de Dengue no Âncora, onde mora. “Foi muito melhor vir para cá. Estou perto de casa e fui atendida na hora”, contou a moradora.

MAIS MÉDICOS E RECURSOS – Na reunião também foi definido o aumento da equipe médica para atendimento aos casos suspeitos e a ampliação do laboratório do Pronto-Socorro para suprir o crescimento da demanda por exames de sangue. Na unidade de emergência também foi criado um Centro de Hidratação, para acomodar os pacientes que recebem soro.

“A demanda diária por atendimento no Pronto-Socorro mais que dobrou. Para mantermos um atendimento digno e humanizado à população, neste momento, é necessário reordenar o fluxo e ampliar os serviços”, explica o secretário Sérgio Manhães.

Os pacientes e familiares também vão receber folders explicativos sobre as etapas de atendimento aos casos suspeitos de dengue determinadas pelo Ministério da Saúde.

As Unidades de Atendimento de Dengue estarão em funcionamento enquanto houver novos casos da doença no município.
 
 Fonte: Secom PMRO

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