!@ {o polifônico, [Jornalismo de Intervenção # Por Leonor Bianchi]

Rio das Ostras qualifica agentes do PSF para ampliar combate à dengue

Posted in Cidade, Saúde by ImprensaBR on 19/04/2011

Treinamento começou nesta semana, no Praia Âncora, Mar do Norte, Rocha Leão e Cantagalo
                
Para ampliar as ações de prevenção da dengue e atendimento aos pacientes com sintomas, a Secretaria de Saúde está qualificando os agentes comunitários do Programa de Saúde da Família (PSF) para atuar no combate à doença. Nesta segunda-feira, 18, começou o treinamento de campo de 50 agentes do PSF que, acompanhados dos guardas sanitários, visitaram residências no Praia Âncora, Rocha Leão, Cantagalo e Mar do Norte.

Durante o treinamento, os agentes vão observar o trabalho de inspeção de focos do mosquito e orientação aos moradores sobre a doença. Com a qualificação, os agentes de saúde passam a ser um importante apoio ao trabalho da Vigilância, uma vez que estão diariamente em contato com a população em sua rotina de atendimento. Além da orientação, os agentes vão identificar e reportar à Vigilância casos de moradores com sintomas da doença, por meio de fichas de informação.

Elaine Campos atua há três anos como agente de saúde e acredita que o acesso que os agentes têm às residências e a relação construída ao longo do tempo com a comunidade facilitam o trabalho preventivo. “Conhecemos a rotina dos moradores, horários, condições de saúde e sociais das famílias. Esse contato direto vai contribuir para melhorar o trabalho”, conta Elaine.

MORADORES APROVAM – Os moradores aprovam os trabalhos da Prefeitura para intensificar a prevenção, mas chamam a atenção para o papel de todos no combate ao mosquito.

“É muito importante esse trabalho da Saúde e precisamos colaborar. Estou cuidando para não deixar garrafas, balde e pneus no quintal. Sempre recebo o pessoal da Vigilância e colaboro com o trabalho deles. Acho que quem não atende a eles deveria ser multado”, diz Sérgio Saudade, morador do Âncora.

Eduardo Barreto também reside no bairro e diz que moradores próximos já tiveram a doença. “Aqui em casa a gente cuida pra não ter mosquito; usa cloro na água da cisterna e não fica juntando lixo no quintal. A gente colabora com a equipe de combate à dengue. O morador que fecha a porta para a Vigilância fecha a porta para a própria a saúde”, opina o morador.       

Fonte: Secom PMRO

Anúncios

Comentários desativados em Rio das Ostras qualifica agentes do PSF para ampliar combate à dengue

%d blogueiros gostam disto: