!@ {o polifônico, [Jornalismo de Intervenção # Por Leonor Bianchi]

PSOL lança Núcleo Serramar, dia 29

Posted in Política, Região by ImprensaBR on 26/04/2011

*Por PSOL Serramar RJ

O núcleo do PSOL na região de Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Macaé atua desde 2006. Em nossas primeiras reuniões aprofundamos as ideias do núcleo para as eleições presidenciais do mesmo ano. Nas primeiras reuniões, buscamos organizar a militância local para a campanha eleitoral, que havia sido atraída pela campanha presidencial, contribuindo com o pleito coletivo representado pela candidatura de Heloisa Helena. Destaca-se que fora montado um comitê de campanha antes mesmo da fundação do núcleo.

A ideia de formar um único núcleo em comum contemplando Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Macaé veio da necessidade fomentar e articular as bandeiras dos trabalhadores da região, pois a população da região depende diariamente do funcionamento integrado desses espaços, entre outros motivos, para ir e vir do trabalho e/ou do estudo.

Em nossos encontros, buscamos as pessoas através do dialogo expondo as contradições da política neoliberal e de posturas como pagamento da dívida externa trazem para o interior de nosso Estado. Esta atuação fortalece nossos ideais e atrai novos protagonistas em nossos cursos de (in) formação política regional. Acreditamos que esta nova concepção de partido que não ‘precisa de um real, pois estamos da rua por um ideal’ possibilita a construção do PSOL como partido socialista e democrático. Para nós a prática política não pode ser um mero exercício de retórica. Deve ser construída através de contribuição coletiva, como em nossa atuação no I Congresso do PSOL em 2007 que ocorreu com profundo sentimento de respeito às diferentes colocações dos membros do núcleo possibilitando a construção de um partido cada vez mais coletivo.
Acreditamos que o socialismo só pode ser construído em um ambiente democrático e libertário. Entendendo que a construção da sociedade socialista de amanhã, depende da participação ativa e consciente dos trabalhadores de hoje.

O Núcleo PSOL Serramar RJ vem construindo uma cultura participativa e democrática, elemento essencial para revertemos o individualismo consumista do: “meu pirão primeiro”. Hoje defendido pela sociedade burguesa através da grande mídia. Sem, entretanto, deixarmos de sermos críticos a uma possível burocratização interna do próprio partido, o que tentamos evitar ao máximo.

O núcleo aprofundou seus debates e reforçou sua idéia de que o PSOL deve servir como pólo de atração através da crítica ideológica contra o sistema. Atuando desde sua fundação como contra cultura permanente que se contrapõe aos aparelhos ideológicos da burguesia. No interior, percebemos que a construção coletiva de uma opção política séria é nosso maior desafio. E por isso organizar o núcleo como vivência, informação e intervenção política estruturada a partir dos movimentos sociais é fundamental. E dessa forma construiremos, juntos, um novo futuro possível e merecido, para todos nós trabalhadores.

Estamos agora fazendo um lançamento público do  Núcleo PSOL Serramar que será dia 29/abril, sexta, a partir das 18h no PURO, Rua Recife, s/n, Jardim Bela Vista, Rio das Ostras, seguido de uma Roda de Samba*, para comemorarmos nosso início de caminhada juntos na região. Esperamos conseguir com isso divulgar nossas idéias, nosso compromisso, torná-lo público e convidar novos militantes para juntar-se a nós nessa difícil tarefa que é construir um partido de luta e não um partido meramente eleitoral.

 

*A Roda de Samba ocorrerá no Bar Parada Universitária em frente ao PURO, tomando precaução prá não atrapalhar as aulas que estarão ocorrendo no Pólo.

Comentários desativados em PSOL lança Núcleo Serramar, dia 29

%d blogueiros gostam disto: