!@ {o polifônico, [Jornalismo de Intervenção # Por Leonor Bianchi]

Sindicato repudia ‘parceria’ em que só a TV Globo sai lucrando

Posted in Jornalismo de Intervenção by ImprensaBR on 01/05/2011

Em carta enviada à direção da TV Globo, o Sindicato e a Arfoc (Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado do Rio de Janeiro) repudiam o projeto “Parceiros do RJ”, do RJTV, pelo fato de utilizar jovens sem formação específica em jornalismo, mão de obra barata, para substituir jornalistas profissionais.

A carta, assinada pela presidente do Sindicato, Suzana Blass, e pelo presidente da Arfoc, Alberto Elias Jacob, também apela à emissora para cumprir o que prometeu ao Sindicato quando do lançamento do projeto, que seria posto em prática para que moradores de comunidades falassem de problemas do cotidiano nos lugares onde residem.

“Um exemplo gritante de que a TV Globo prometeu uma coisa e faz outra”, critica a carta, “é a matéria que foi ao ar no dia 25 de abril último, segunda-feira, no RJTV 1ª Edição sobre o aniversário de 131 anos do Instituto de Educação, na Tijuca”. A reportagem tem duração de quatro minutos e é conduzida por jovens no lugar de profissionais.

Para ver a reportagem clique aqui.

A carta enviada à direção da TV Globo

Quando o projeto “Parceiros do RJ” começou a ser anunciado pela TV Globo, o Sindicato dos Jornalistas procurou a emissora, temendo que o objetivo fosse utilizar mão de obra barata, sem formação específica, para substituir jornalistas profissionais. A TV Globo garantiu ao Sindicato que isso não aconteceria, que os “parceiros” seriam jovens moradores de comunidades e que seu trabalho se limitaria aos problemas que eles próprios viviam no dia-a-dia nos lugares onde moram.

Poucos meses depois, percebemos que está acontecendo exatamente aquilo que o Sindicato e muitos jornalistas temiam: repórteres e repórteres cinematográficos estão sendo substituídos por jovens inexperientes submetidos a um rápido treinamento, e a baixo custo, numa precarização inadmissível do mercado de trabalho. A queda de qualidade em tais matérias é visível, e não queremos acreditar que a empresa parte do princípio de que a economia compensa.

Um exemplo gritante de que a TV Globo prometeu uma coisa e faz outra é a matéria que foi ao ar no dia 25 de abril último, segunda-feira, na primeira edição do RJTV sobre o aniversário de 131 anos do Instituto de Educação, na Tijuca. Cabe, portanto, a pergunta: o que leva o Departamento de Jornalismo da empresa a substituir o trabalho de profissionais pelo de jovens que não pertencem aos quadros da categoria? A partir de agora, com base em experiências como essa, qualquer matéria poderá ser feita pelo que a TV Globo chama de “parceiros”. E é o que vem acontecendo. Na mesma segunda-feira foi ao ar uma matéria sobre o temporal que castigou o Rio e atingiu duramente o bairro da Tijuca. Mais uma vez foi ao ar um trabalho feito pelos “parceiros” que a TV Globo contratou para substituir jornalistas.   Não custa lembrar que quando o Supremo Tribunal Federal decidiu pela não obrigatoriedade do diploma de jornalista, o próprio presidente das Organizações Globo, Roberto Irineu Marinho, garantiu que a empresa continuaria contratando profissionais diplomados.

O Sindicato dos Jornalistas e a Associação Profissional dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado do Rio de Janeiro (Arfoc) vão fazer o possível para evitar que tamanha distorção nas relações de trabalho continue vigorando na TV Globo, e apelam à emissora para cumprir o que prometeu ao Sindicato quando do lançamento do projeto que agora mostra seu verdadeiro objetivo.

Suzana Blass
Presidente
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro

Alberto Elias Guimarães Jacob
Presidente
Associação Profissional dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado do Rio de Janeiro

Fonte: SJPMRJ

Anúncios

Comentários desativados em Sindicato repudia ‘parceria’ em que só a TV Globo sai lucrando

%d blogueiros gostam disto: