!@ {o polifônico, [Jornalismo de Intervenção # Por Leonor Bianchi]

Alerj debaterá Plano de Ações para as regiões Norte e Noroeste do Rio

Posted in Estado by ImprensaBR on 08/05/2011

O Plano de Desenvolvimento Sustentável das Regiões Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro será apresentado na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) nesta segunda-feira (09/05), às 9h30, no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, através do Fórum de Desenvolvimento do Estado. A publicação, que possui mais de duas mil páginas, reúne, dentre outros itens, uma carteira com 52 macroprojetos de curto, médio e longo prazos, com as especificações básicas e estratégias de suporte financeiro destes empreendimentos. “As regiões Norte e Noroeste do Estado vêm sofrendo mudanças significativas a partir de leis aprovadas pela Alerj e programas desenvolvidos pelo estado que têm contribuído para o seu desenvolvimento econômico e social. Empreendimentos como o Porto do Açu, que está sendo construído em São João da Barra, já começam a desafiar-nos pelas mudanças que estão gerando. Daí a importância de reunir dados que possam subsidiar ações estruturantes”, ressalta o presidente da Alerj e do Fórum, deputado Paulo Melo (PMDB).

Realizado pelo Consórcio Rionor, instituição contratada pelo Estado para este fim, o objetivo do plano é induzir o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da população local. Esta é a primeira vez que o projeto é submetido a debate público e participarão do encontro parlamentares, prefeitos, secretários municipais, vereadores, pesquisadores, representantes das entidades da sociedade civil que compõem o Fórum de Desenvolvimento do Estado e cidadãos fluminenses. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Serviços, Júlio Bueno, o lançamento no Plenário Barbosa Lima Sobrinho ajuda na difusão dos resultados do plano e amplia o debate pela sociedade. “É uma oportunidade de sensibilizar o Poder Legislativo para as mudanças necessárias à implementação dos projetos sugeridos”, ressalta.

Já confirmaram presença no evento, os prefeitos de São João da Barra,Carla Maria Machado dos Santos; de Itaperuna, Fernando da Silva Fernandes; de Bom Jesus de Itabapoana, Maria das Graças Ferreira Motta; de Cardoso Moreira, Gilson Nunes Siqueira; de Carapebus, Amaro Fernandes dos Santos; de Quissamã, Armando Cunha Carneiro da Silva; de São Francisco do Itabapoana, Carlos Alberto Silva de Azevedo; de Italva, Joelson Gomes Soares; de São Fidelis, Luiz Carlos Fernandes Fratini; de Laje do Muriaé, José Eliezer Tostes Pinto; de São José de Ubá, José Hylen Gomes Ney; de Varre-Sai, Everardo Oliveira Ferreira; de Santo Antonio de Pádua, José Renato Fonseca Padilha; de Macaé, Riverton Mussi; de Cambuci, Osvaldo Botelho; de Natividade, Marco Antonio da Silva Toledo; e de Macuco, Rogerio Bianchini.

Serviço:

Lançamento do Plano de Desenvolvimento Sustentável das Regiões Norte e

Noroeste do ERJ – Agenda de Ações

Hora: 9h30

Local: Plenário Barbosa Lima Sobrinho

Data: 9 de maio de 2011

Programação:

9h30- Abertura: Presidente da Alerj, Deputado Paulo Melo

Secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Sergio Ruy

Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Serviços,

Julio Bueno

Diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrela

1º Vice-Presidente da Firjan, Geraldo Coutinho

Prefeito de Itaperuna, Fernando da Silva Fernandes

Prefeita de São João da Barra,Carla Maria Machado dos Santos

11h45- Abertura para debates

13h30- Considerações Finais e Encerramento 

Fonte: Alerj

Anúncios

Comentários desativados em Alerj debaterá Plano de Ações para as regiões Norte e Noroeste do Rio

%d blogueiros gostam disto: