!@ {o polifônico, [Jornalismo de Intervenção # Por Leonor Bianchi]

Bloch: Sindicato convoca reunião sobre direito autoral

Posted in Jornalismo de Intervenção by ImprensaBR on 23/05/2011
O Sindicato convoca os repórteres fotográficos que trabalharam na Bloch Editores ou prestaram serviços para publicações da empresa a participarem de assembleia que será realizada nesta quinta-feira, dia 26. Na ocasião, esses profissionais vão autorizar o Sindicato a entrar com uma ação na justiça a fim de tentar garantir seu direito autoral sobre as fotos vendidas em leilão há um ano. A partir das 19h no auditório do Sindicato – Rua Evaristo da Veiga 16, 17º andar, perto da estação do metrô da Cinelândia.

O acervo é constituído por 12 milhões de fotos, cromos e negativos que a massa falida de Bloch Editores vendeu por R$ 300 mil em leilão vencido por Luiz Fernando da Fraga Barbosa. Em matéria publicada na primeira página do Segundo Caderno de O Globo, em 20 de abril passado, Barbosa disse que as fotos estão num galpão no Rio de Janeiro e que parte desse material já tinha sido vendido.

É fundamental que o maior número de repórteres fotográficos participe da assembleia. “Se não se movimentarem, todos estão ameaçados de perder o que lhes pertence. Ir à assembleia é uma das formas de garantir que recebam o pagamento pelas fotos que produziram naqueles anos”, lembrou José Carlos Jesus, presidente da Comissão de Ex-Empregados da Bloch. Responsável pela massa falida, a advogada Luciana Trindade informou que antes do leilão foram vendidas “algumas” reproduções mas os direitos autorais dos fotógrafos foram recolhidos.

Sua presença é imprescindível.

Venha e chame um colega que trabalhou com você na Bloch!

Fonte: SJPMRJ

Anúncios

Comentários desativados em Bloch: Sindicato convoca reunião sobre direito autoral

%d blogueiros gostam disto: