!@ {o polifônico, [Jornalismo de Intervenção # Por Leonor Bianchi]

Crise assola a Federal Fluminense em Rio das Ostras

Posted in Cidade, Educação by ImprensaBR on 25/05/2011

Intervenção do MEC seria a solução?

A crise interna e eterna enfrentada por alunos, professores e servidores do PURO chega mais uma vez a velha pergunta: a quem não interessa o Polo em Rio das Ostras? Com seis anos de ‘funcionamento’, o PURO já teve cinco diretores (ou mais, já perdi a conta…) e passa por uma de suas maiores crises.

Desde novembro do ano passado, a Prefeitura de Rio das Ostras deixou de repassar as parcelas do convênio com a UFF alegando não aprovação nas contas apresentadas pela universidade.

Com um quadro defasado de docentes, muitos professores bolsistas que tiveram suas bolas ‘cortadas’ resolveram paralisar as atividades depois de horas de debate numa assembleia realizada no Polo, no último dia 5. Docentes e discentes debateram as precariedades enfrentadas por todos. Vale frisar, que dezenas de alunos bolsistas também deixaram de receber suas bolsas e sabe-se lá como estão sobrevivendo em Rio das Ostras com esta inflação galopante…numa cidade com um custo de vida desproporcional a renda de um estudante bolsista.

Docentes fazem paralisação e vão ao Conselho Universitário com alunos do PURO

Servidores, professores e alunos do Polo fazem hoje uma paralisação emblemática para reivindicar soluções urgentes para demandas básicas apresentadas há séculos em dezenas de relatórios já enviados à prefeitura, ao MEC…

Hoje, o Conselho Universitário recebe alunos e professores do Polo, que relatarão pessoalmente os problemas do PURO e cobrarão soluções emergenciais.

Um ato acontecerá durante todo o dia no Polo e culminará com uma passeata dos estudantes do PURO na Rodovia Amaral Peixoto, em frente ao campi da universidade. Há cinco anos, pedem a construção de uma passarela da Av. dos Bandeirantes à Av. Jane Maria Martins Figueira, mas apenas promessas foram feitas. O Conselho Comunitário de Segurança Pública de Rio das Ostras entrou na estória. Segundo seu presidente, Jorge Maia, o CCSPRO já encaminhou uma solicitação para a resolução do caso à Prefeitura de Rio das Ostras, tendo como base diversas denúncias feitas ao CCSPRO por alunos e professores do PURO.

O vestibular 2012 também está sob ameaça de acontecer ou não

‘Na assembleia do dia 5, os cursos de Serviço Social, Enfermagem, Psicologia e Produção Cultural encaminharam à Pró-reitoria de Graduação um ofício comunicando que, caso não cheguem novos docentes, não terão condições de oferecer nenhuma vaga no vestibular 2012. Os docentes indicaram a impossibilidade de prosseguir qualquer expansão enquanto o governo federal anuncia um corte de cerca de R$ 3 bilhões no orçamento destinado à educação e a suspensão dos concursos públicos’ destaca uma postagem feita no site do PSOL Serramar.

Alguns apostam que a permanência saudável da universidade em Rio das Ostras deve passar por uma intervenção do MEC. Seria esta a solução? O que está por trás desta novela que só prejudica aos estudantes, professores, servidores e a população toda de maneira geral, que perde com a consolidação de um centro de pesquisa tradicional como a UFF, na cidade?

Em janeiro deste ano, o MEC apresentou um parecer técnico confirmando as inúmeras precariedades na infra-estrutura no PURO. Pontos como a iluminação, a ventilação e a disposição dos contêineres no terreno são citados no documento como inadequados. ‘O parecer recomenda que os prédios já construídos (Moradia Estudantil e Serviço de Psicologia Aplicada) sejam disponibilizados para uso e que as demais edificações sejam construídas com urgência’ (destaque no post do PSOL Serramar). 

Leonor Bianchi

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: