!@ {o polifônico, [Jornalismo de Intervenção # Por Leonor Bianchi]

Profª Amanda Gurgel participa do XIII Congresso do SEPE Rio

Posted in Brasil, Educação, Jornalismo de Intervenção, Notas by ImprensaBR on 30/05/2011

O Polifônico esteve presente e mostra algumas imagens da mesa com a professora

Abrimos o mês do Trabalhador n’O Polifônico, estampando uma foto da manifestaçao de alemães e de gente de todo o mundo que se aglomerou no 1º de Maio em Nürnberg. A foto foi enviada por João Xavi, ativista, cineasta, escritor, DJ e amigo do peito, que mora há um ano na Alemanhã. Sem manchetes na mídia, o ato praticamente passou em branco por lá, segundo Xavi. Do lado de cá do mundo, encerramos maio com destaque para a foto da professora do Rio Grande do Norte, Amanda Gurgel, no Congresso do SEPE, realizado no último sábado, na Tijuca (RJ). A professora virou celebridade entre todos os trabalhadores brasileiros, depois que um vídeo onde ela deflagrava a precária situação da Educaçao em seu estado, foi parar no you tube. Amanda Gurgel constrangeu a bancada de vereadores e governistas ao relatar a rotina massacrante de milhares de educadores brasileiros que com salários de fome tentam educar/trabalhar.  Colaborador d’O Polifônico, Rodrigo Noel cobriu o congresso e enviou o material, que publicamos com exclusividade na mídia regional.  

Celebridade da Educação. É assim que podemos chamar a professora Amanda Gurgel (RN), que apareceu em um vídeo postado do You Tube há cerca de 20 dias, denunciando o descaso dos políticos brasileiros com a educação e reivindicando melhores condições de trabalhado para os educadores todo o Brasil.

Na manhã do último sábado, a professora participou do XIII Congresso do SEPE, no Rio de Janeiro, cujo tema foi “Escola não é fábrica, aluno não é mercadoria”. Amanda Gurgel participou do congresso a convite dos realizadores do mesmo e em sua palestra, falou sobre os problemas da educação em nível nacional: “Os baixos salários, as condições precárias de trabalho e o baixo investimento em educação não são uma realidade apenas do Rio Grande do Norte, mas de todo o Brasil”, enfatizou a professora.   

Plenário lotado: cerca de 300 pessoas participaram do Congresso

O Polifônico conseguiu com exclusividade duas do Congresso. A colaboração para o envio do material foi do militante incansável Rodrigo Noel, que participou cobrindo o evento para a mídia alternativa.

"Amanda Gurgel falou sobre a importância da organização dos trabalhadores e convocou um 'Twitaço' no dia 31 de maio, às 20h, pelos 10% do PIB já e, a construção de atos e de uma paralisação nacional da Educação. Amanda falou da realidade da Educação em seu estado, mostrando que a precarização do trabalho do educador e os baixos investimentos no setor são uma realidade nacional."

Amanda Gurgel em Rio das Ostras

Esperamos Amanda Gurgel em Rio das Ostras para apontar um planejamento para a Educação municipal, hoje sobrecarregada de pendências antigas e muitos novos desafios ainda não equacionados. Mas será que a convidarão? O convite significaria a admissão de uma administração falha, mas o que poderia ser mais nobre do que assumir a falha, o equívoco, o erro e ter a humildade de buscar errar cada vez menos? Cabe a reflexão aos gestores do setor, no município, aliás, em todo o Brasil.

Leia ainda neste jornal o artigo sobre a manifestação de estudantes da UFF de Rio das Ostras, semana passada, na cidade e a crise na educação universitária.

Leonor Bianchi

Colaboração de: Rodrigo Noel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s