!@ {o polifônico, [Jornalismo de Intervenção # Por Leonor Bianchi]

UFF – PURO entra em processo eleitoral

Posted in Cidade, Educação by ImprensaBR on 05/07/2011

Alunos, professores e funcionário podem votar

Finalmente, depois de poucos, mas alguns debates com as chapas concorrentes, eis que chegou o dia. Começa hoje e segue até as 21h de quinta-feira, dia 7, o processo eleitoral que decidirá os novos conselheiros e o novo Diretor do Polo Universitário de Rio das Ostras. Podem votar professores, alunos e funcionários.

A Federal Fluminense em Rio das Ostras passa por um momento extremamente delicado. Quem ainda não conhece o caso das Bolsas da Anvisa, precisa conhecer. Leia aqui! O nível absurdo ao qual chegou o cenário de constrangimento no qual convivem servidores, professores, alunos está insuportável no PURO.

Como já destacamos em inúmeras matérias, a estrutura falida montada em Rio das Ostras para a instalação da UFF está rachada desde que tentou ser erguida. Seu engenheiro responsável? O ex-prefeito Alcebíades Sabino, que nunca terminou essa obra. Ontem, sua equipe enviou emails para toda a imprensa regional anunciando a instalação de uma unidade da FAETEC na cidade, na Zona Especial de Negócios. Ora, de que adianta implantar se não há gestão posteriormente? De que adianta fazer repactuação se os nomes que orbitam na carniça despejada na bandeja disposta à frente dos caprichosos doutos só os deixam mais sedentos e esfomeados? Salários baixos? Não, imoralidade (estou referindo-me ao caso das Bolsas da Anvisa). O sucateamento está instalado nas instâncias municipal e federal. E a disputa entre ambos os ‘poderes’ não cessa.  

Enquanto ex-aluna deste organismo riquíssimo em termos potencialidades humanas, no direito de expressar minhas intenções e defender o direito à liberdade de imprensa e de comunicação em Rio das Ostras, apoio em meu nome e em nome de editora do jornal O Polifônico a Chapa 1 para esta eleição e divulgo neste jornal sua plataforma política para que você possa conhecê-la melhor. Construir uma sociedade mais saudável depende de amor, de bom senso e de educação.

PROPOSTA PARA A GESTÃO DA DIREÇÃO DO POLO UNIVERSITÁRIO DE RIO DAS OSTRAS

 Proponentes: Professora Eblin Joseph Farage e Professor Eduardo Nahum Ochs

  Breve Biografia

 Eblin Joseph Farage:

Assistente social formada pela escola de serviço social da UFF, mestre em serviço social pela UFRJ e doutoranda em serviço social pela UERJ. Longa experiência na área de educação e formação junto a movimento sociais e populares, experiência com elaboração e gestão de projetos sociais. Atualmente é professora do curso de serviço social e coordenadora do Projeto de Extensão Assessoria a Movimentos Sociais e Populares.

Eduardo Nahum Ochs:

Doutor em Matemática pela PUC-Rio, com pesquisa em Lógica, Teoria de Categorias e Raciocínio Diagramático, e ativista de Software Livre e contribuidor do Projeto GNU desde 1999; atualmente é professor do Departamento de Física e Matemática do PURO. Para mais informações veja a sua página web: http://angg.twu.net/.

O PURO

Introdução

“Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes.”(Paulo Freire)

A comunidade acadêmica da UFF de Rio das Ostras tem sido cotidianamente desafiada para assegurar a consolidação de um Polo Universitário de qualidade. Técnicos administrativos, docentes e alunos enfrentam hoje um quadro de precarização de suas condições de trabalho, de ensino, pesquisa e extensão que vem colocando em risco o projeto de excelência universitária que procuramos construir nesses quase sete anos de existência da UFF em Rio das Ostras.

Temos clareza que os desafios desse quadro de precarização extrapolam os limites de nossas possibilidades internas, pois dependem de negociações institucionais junto à Prefeitura, à Reitoria e ao MEC. Do mesmo modo, temos clareza que para fortalecer nossa capacidade de negociação nessas frentes é preciso investir na construção de uma identidade e uma unidade de nossa comunidade acadêmica na direção da consolidação de nosso projeto de excelência universitária.

O cenário nacional das Instituições Federais de Ensino Superior revela a grandeza de nossos desafios na luta pela ampliação dos quadros docente e administrativo, pela ampliação do acesso (e permanência) ao ensino superior de qualidade, bem como na manutenção da indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Do mesmo modo revela a necessidade de mobilização e articulação política para a melhoria das condições de trabalho, de aprendizagem e de pesquisa, capacidade demonstrada por nossa comunidade na manifestação pública do último dia 25 de maio e no atual movimento grevista dos técnicos administrativos, que tem nosso apoio e solidariedade.

Neste cenário, as negociações isoladas também tem demonstrado que seus ganhos são superficiais e temporários contribuindo apenas para enfraquecer e deslegitimar projetos mais amplos e inclusivos que assegurem o efetivo significado que está na base da concepção de Universidade, qual seja, de unidade na diversidade que configura uma totalidade e não a soma de práticas, concepções ou projetos isolados e particularistas.

No âmbito de nosso Polo esses desafios são ainda mais urgentes e grandiosos, visto que ainda não temos nossos quadros docente e administrativo completos e as condições de infra-estrutura adequadas para a consolidação dos seis cursos hoje existentes e para a criação de programas de estudos pós-graduados.

Para ler a Plataforma na íntegra acesse: http://angg.twu.net/PURO/prop-gestao-chapa-1.pdf 

Segue matéria enviada pela Ascom do Deputado Sabino sobre a instalação da FAETEC em Rio das Ostras

Faetec assina convênio com Rio das Ostras

Representantes da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec) estiveram em Rio das Ostras na última segunda-feira, dia 4, atendendo ao que já havia acertado com o deputado Sabino e a Prefeitura de Rio das Ostras. Eles visitaram o Centro de Qualificação Profissional da Zona Especial de Negócios (ZEN), onde serão ministrados os cursos de qualificação da fundação.

Participaram da visita a vice-presidente educacional da instituição, Maria Cristina Lacerda, acompanhada do professor Arnaldo dos Santos, a equipe técnica do deputado estadual Sabino, representada por Leandro Sarzedas e representando a prefeitura assessora de ensino de Ciência e Tecnologia, Mauriléa Rodrigues.

Na ocasião, Maria Cristina conheceu as instalações do centro e aprovou o espaço para o funcionamento da Faetec. “A infraestrutura é adequada para os cursos. Essa parceria será muito importante até porque Rio das Ostras é um município em grande crescimento que tem que estar preparado para esse desafio que é o desenvolvimento da região”, destacou a vice-presidente da Faetec.

No encontro ficou acordado que até o fim dessa semana a minuta do convênio será enviada para a prefeitura e deverá ser assinado até o dia 12. “Queremos iniciar os cursos logo no início de agosto e por isso pretendemos agilizar o processo”, informou Maria Cristina. Até então, a prefeitura recebeu da Faetec um projeto básico com as principais informações referentes ao convênio. Nele estão previstos os cursos de inglês, espanhol, informática, assistente administrativo e recepcionista.

Além de Rio das Ostras, o deputado Sabino reivindica também a instalação da Faetec em Tamois, distrito de Cabo Frio e Barra de São João, distrito de Casimiro de Abreu. O deputado declarou que está satisfeito com a vinda da Faetec para Rio das Ostras. “Continuo trabalhando para trazer também o Centro Vocacional Tecnológico (CVT)”, disse.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: