!@ {o polifônico, [Jornalismo de Intervenção # Por Leonor Bianchi]

Aluna da UFF morre após ser atropelada em frente a faculdade. Amigos e estudantes protestam pela falta de sinalização no trânsito, hoje, às 18h

Posted in Cidade, Educação, Segurança Pública by ImprensaBR on 25/08/2011
Por Leonor Bianchi

Este vídeo foi feito a caminho do PURO, no início da noite de ontem, quando eu ia para um encontro sobre o Grito dos Excluídos de Rio das Ostras. Lá, no PURO, tivemos a triste notícia de que a estudante Maria Clenilda havia falecido após ter sido atropelada neste sinal por uma motocicleta. Infelizmente a notícia se antecipou ao fato. Uma hora e meia depois destas imagens, Clenilda faleceu.
A estudante do terceiro período de Serviço Social do Polo Universitário de Rio das Ostras, Maria Clenilda de Moraes Lima Abreu, de 30 anos, foi atropelada por uma motocicleta, na Rod. Amaral Peixoto, ao atravessar para ir à faculdade, na noite de 23 de agosto. Levada para o Hospital Municipal, ela não resistiu e morreu na noite de ontem, deixando um filho de seis anos.
“O descaso do governo municipal, que demorou seis anos para instalar um sinal de trânsito em frente ao Polo, e que vem demorando três meses para ligar o referido sinal, foi fatal. A cidade não conta também com políticas e programas permanentes de educação no trânsito, não adota medidas mitigadoras, preventivas e cautelares antes de as tragédias acontecerem, em um trânsito onde TODOS os dias as pessoas estão morrendo de acidentes, sobretudo motoqueiros e pedestres”, dizem os alunos da UFF, que farão, hoje, às 17h, manifestação em frente ao sinal de trânsito colocado próximo à faculdade.
A partir das 14h, no pátio do PURO, estará acontecendo uma oficina de produção de cartazes, às 17 horas, reunião no pátio, para organização do ATO, que acontecerá às 18 horas.

Coincidências não existem… 

Faixa de pedestre localizada em frente ao Posto de Saúde do Centro conhecido como 'Sal Sal'. Faixas abóboras, cor usada pela PMRO em sua identidade visual. Propaganda ao invés de eficiência e segurança. A faixa em frente ao PURO, colocada recentemente, é idêntica a esta, mas seus semáforos ainda não foram ligados pela Guarda Municipal, que esta semana está em pompas e festas comemorando seus 17 anos e se esqueceu do resto do mundo a sua volta e de uma cidade para administrar.

Ironicamente, esta semana, no mesmo dia em que a estudante foi atropelada, a Secretaria de Comunicação da PMRO enviou à imprensa nacional um release, que reproduzo na íntegra abaixo, ostentando-se da redução de acidentes no trânsito depois de ter pintado as faixas de pedestre de cor de abóbora.
Mas e o semáforo recém-colocado em frente ao PURO? Por que ainda não está funcionando? O fluxo neste trecho é extremamente prioritário, senhor Prefeito!!! A prefeitura se omite diante desta morte. Mais uma em Rio das Ostras. Até quando vamos ter de esperar por um governo sério e honesto, que faça o que deveria fazer, simplesmente, governar. Só tenho visto viagens e fotos. Aliás, a cara do prefeito está péssima, tão ruim e cansada quanto a dos amigos e familiares da estudante Maria Clenilda. Por que foi preciso deixar que este acidente acontecesse para agir?
Vamos apurar o que aconteceu ao motorista que dirija a moto, como estão amigos e parentes e o mais importante, como esta essa criança, seu filho, que agora, sabe-se lá, qual sorte poderá ter.
Leia o release enviado pela Secretaria de comunicação da PMRO esta semana e preste atenção ao último parágrafo. É ou não é uma monstruosidade? Só trabalham no gerúndio ou no futuro do pretérito.
Hoje mais uma pessoa pode morrer atropelada em Rio das Ostras. Cuidado, olhe muito antes de atravessar a rodovia. No meu caso, vou precisar tomar cuidado redobrado, afinal alguns atropelamentos aqui são propositais. É, atropelamentos encomendados… para deixar o indivíduo aleijado, entende? Coisa de máfia mesmo e máfia de mer… Esse tipo de coisa acontece aqui em nossa amada e carente Rio das Ostras, nossa estrela do atlântico… hoje triste e enlutada pelo falecimento da brasileira estudante da UFF PURO, Maria Clenilda.

Release da SECOM

Faixas de pedestres e novos semáforos reduzem número de acidentes em Rio das Ostras
Prefeitura reforça sinalização para dar mais segurança a motoristas e pedestres
Depois de reforçar a sinalização horizontal, com a pintura de novas faixas de pedestres e faixas de controle de tráfego, e vertical, com a instalação de mais placas indicativas e semáforos em diversas vias do município, a Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano de Rio das Ostras fez um levantamento para identificar a estatística de acidentes na cidade. De outubro de 2010 até fevereiro de 2011 foram registrados 19 atropelamentos, na Rodovia Amaral Peixoto; já de março de 2011 até julho, esse número caiu para oito atropelamentos na RJ 106.
Segundo dados da Superintendência de Engenharia e Trafego, a redução em cerca de 50% do número de acidentes com atropelamento se deve à nova sinalização das faixas de travessia, nas cores branca e laranja. Foram pintadas 53 faixas com o objetivo de aumentar a visibilidade e atenção dos motoristas sobre a importância de parar o veículo antes delas para que os pedestres possam atravessar.
Como parte das melhorias no trânsito do município, o secretário de Ordem Pública, Coronel Sérgio Pinto, explica que a Prefeitura tem instalado novos semáforos, em especial nos cruzamentos de vias. Recentemente, seis novos sinais de trânsito foram implantados em várias localidades, entre elas Ouro Verde, em frente à Universidade Federal Fluminense. Até meados de setembro, principalmente os estudantes e professores da instituição passarão a contar com mais segurança na travessia.
Anúncios

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. fabiane said, on 06/01/2012 at 15:14

    Moro lá perto e falo com toda certeza para voces que mesmo com o sinal funcionando muitos motoristas nao respeitam .. cedo quando vou para o trabalho nem parece que tem sinal ali …


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: