!@ {o polifônico, [Jornalismo de Intervenção # Por Leonor Bianchi]

Arquitetos do Poder no Cineclube do jornal O Polifônico

Posted in Cineclube Cinemofônico by ImprensaBR on 23/12/2011
O jornal O Polifônico indica o filme “Arquitetos do Poder”, em sua editoria Cinemofônico – o Cineclube do jornal O Polifônico. A película fala das relações entre mídia e política no Brasil. É a história da comunicação política brasileira, desde as campanhas de Getúlio Vargas e JK até o presente.
Uma investigação sobre as relações entre a mídia e a política e a evolução no uso das técnicas do marketing político ao longo da história recente do Brasil. Partindo de uma análise das campanhas de Getúlio Vargas, Juscelino Kubitscheck — o primeiro a usar a TV — e Jânio Quadros, observa-se o desenvolvimento de mecanismos de propaganda para sensibilizar os eleitores, adequando-se os candidatos ao aperfeiçoamento de sua imagem e técnicas de comunicação. Jornalistas, políticos e marqueteiros, como Duda Mendonça, Paulo de Tarso, Ronald de Carvalho, Wlaney Pinheiro e outros comentam diversos episódios dramáticos das campanhas eleitorais de 1989, 1994 e 2006 — como a famosa edição do debate dos candidatos Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Collor de Mello, em 1989.
Produzido pela Urca Filmes/IUPERJ (com o apoio da UERJ, UCAM, FAPERJ e FINEP), o filme traça um panorama das relações entre mídia e política no Brasil. Construído a partir de depoimentos e imagens de arquivo comentadas, o filme conta a história da comunicação política brasileira, desde as campanhas de Getúlio Vargas e JK até o presente, passando pela emblemática eleição de 1989 e ilustrando a crescente influência do marketing na política, bem como a relação da mídia nacional com os escândalos do poder. Os diretores autorizaram os editores da Revista Estudos Políticos, Cesar Kiraly e Cristina Buarque de Hollanda, a divulgar alguns minutos iniciais do trabalho.
Anúncios

Comentários desativados em Arquitetos do Poder no Cineclube do jornal O Polifônico