!@ {o polifônico, [Jornalismo de Intervenção # Por Leonor Bianchi]

IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE CULTURA DO ESTADO UNIU COMISSÃO E GOVERNOS

Posted in Cultura, Estado by ImprensaBR on 12/01/2012
No primeiro ano da 10ª Legislatura, a Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), presidida pelo deputado Robson Leite (PT), realizou 28 reuniões deliberativas, 15 audiências públicas e mobilizou mais de três mil pessoas em seus encontros. Em uma temporada marcada por diversas conquistas, o colegiado intermediou debates importantes para o estado. Entre os assuntos discutidos ao longo de 2011, a comissão teve a iniciativa de impulsionar a implementação do Sistema Estadual de Cultura, através de uma articulação com o Governo do Estado e com várias prefeituras, além do Ministério da Cultura. “Com a assinatura de mais 50% dos municípios fluminenses, o projeto que cria o sistema está mais perto de sair do papel e se tornar realidade”, garante o petista.
Outra discussão que passou a ser tratada com prioridade pela Comissão de Cultura envolveu os músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), demitidos por se mostrarem insatisfeitos com sua administração. Os deputados tiveram participação ativa na resolução do problema e na promoção do diálogo. “Dessa forma, chegamos a um desfecho favorável para todos, com músicos reintegrados e o desdobramento do grupo em dois corpos orquestrais”, explica Leite.
Uma terceira e importante conquista do colegiado foi a instituição do Dia Estadual do Jongo (26 de junho), com a definição de ações de política pública para a proteção e a promoção desta expressão cultural tão característica do Estado do Rio. A comissão também se preocupou em discutir a Cultura da Moda, o legado das obras da Copa de 2014para o setor, o circuito exibidor de audiovisual comercial e cineclubista e a promoção da Lei da Cultura Viva no estado, norma que visa a fomentar a instalação de pontos de cultura no Rio.
“Foi um ano muito intenso e cheio de conquistas. A Comissão de Cultura da Alerj intermediou dezenas de debates e discussões, que trouxeram ao cidadão fluminense um melhor esclarecimento e transparência dos assuntos pautados. Apesar de ter sido um ano vitorioso, queremos ainda mais”, analisa o presidente do colegiado.
Texto de Paulo Ubaldino
Alerj

Comentários desativados em IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE CULTURA DO ESTADO UNIU COMISSÃO E GOVERNOS