!@ {o polifônico, [Jornalismo de Intervenção # Por Leonor Bianchi]

Cineclube Cinemofônico homenageia o cineasta Linduarte Noronha

Posted in Cineclube Cinemofônico by ImprensaBR on 30/01/2012
Em homenagem ao grande homem do cinema brasileiro, Linduarte Noronha, falecido nesta madrugada, em João Pessoa, o Cineclube Cinemofônico exibe na tarde desta segunda-feira o filme Aruanda, ícone de uma nova proposta estética para o cinema nacional nos idos dos anos de 1960. 
Obra precursora do que viria a ser um dos maiores movimentos culturais de nosso país, o Cinema Novo, Aruanda aborda o momento de fundação de um quilombo de escravos fugidos da Serra do Talhado e revisita a mesma região flagrando os descendentes de escravos que viviam de forma primitiva. 
… “O documentário não se limita a mostrar flagrantes de uma vida atrasada, mas pretende apresentar o mecanismo dessa vida”. Mas, “Noronha ultrapassa poeticamente a exposição de um mecanismo econômico. Ele tem a intuição do deserto: a terra seca é a personagem principal da fita”…
…”Embora preocupado em realizar um trabalho de cunho sociológico e antropológico antes de mais nada, Noronha fez também um filme poético em torno de uma libertação, a fuga dos escravos e a criação de Palmares, acontecimento que seria várias vezes retomado”, na cultura brasileira, “como símbolo discutível, de liberdade”. (Jean Claude Bernardet – Brasil em tempo de cinema).
Linduarte Noronha era pernambucano e tinha 81 anos. Internado com dificuldades respiratórias advindas de uma pneumonia, ele sofreu uma parada respiratória.

 

Comentários desativados em Cineclube Cinemofônico homenageia o cineasta Linduarte Noronha