!@ {o polifônico, [Jornalismo de Intervenção # Por Leonor Bianchi]

Opções de voto nas eleições 2012 em Rio das Ostras

Posted in Cidade, Eleições 2012, Política by ImprensaBR on 14/04/2012

Por LB

Não é necessário ser analista político para saber que uma disputa eleitoral polarizada não alimenta a democracia de um povo. Em Rio das Ostras, temos visto a oscilação do mesmo grupo de políticos à frente do poder desde a emancipação do município.
Mais um ano eleitoral se inicia, e mais uma vez o eleitor riostrense pergunta: Quem são os candidatos que disputarão o governo local? Será que a cidade sairá da medíocre situação de não ter mais que um grande grupo político coordenando a disputa pela vaga no Executivo como vimos acontecer nas últimas quatro eleições municipais da cidade?
Ao que o cenário indica, sim, mas ainda há pouca concorrência quando se trata de disputa eleitoral na cidade. Até onde sabemos, seriam hoje pré-candidatos ao governo municipal o ex-prefeito Alcebíades Sabino; o presidente da Câmara de Vereadores de Rio das Ostras, Carlos Afonso; o empresário do ramo imobiliário e advogado Dr. Castro, e o morador de Jardim Mariléa, Zezinho Salvador, empresário da cidade.
Algumas alianças já estão sendo articuladas desde 2010, quando muitos boatos começaram a circular na cidade. Nesse tempo ouvia-se dizer pelas ruas que Zezinho Salvador seria vice na chapa de Sabino, que Carlos Afonso seria o candidato da situação, e que Garotinho (PR) investiria pesado para eleger uma pessoa de sua confiança na cidade, visando preparar o terreno para o cenário eleitoral de 2014. Garotinho precisa dissolver mal entendidos com o governador Sérgio Cabral e para isso investe não apenas em Rio das Ostras, mas em muitos municípios do interior do estado para angariar votos, fazendo surgir em nossa cidade o terceiro nome na disputa eleitoral para a prefeitura, o do Dr. Castro, o Defensor do Povo da Rádio 87.9 Novo Rio FM – Programa Fala Cidade. O Presidente do PR de Rio das Ostras tem relações íntimas com Anthony Garotinho – Deputado Federal mais votado no estado do Rio nas eleições de 2010 e o terceiro mais votado em Rio das Ostras nesse ano.
Suplente na Câmara Legislativa atualmente, Zezinho foi eleito com 799 votos pelo PMDB nas eleições municipais de 2008, partido pelo qual iniciou sua trajetória na política. Hoje, líder do PSDC na cidade, tem dialogado com outras frentes, já apertou a mão de Gelson Apicelo e do Broder, mas segundo articulistas políticos de Rio das Ostras, ele entregará a candidatura na hora final, já que teria percebido no processo eleitoral um mote para angariar fundos para seus próprios cofres. Isso mesmo, muitos têm comentado na cidade que há possibilidade dele vender sua candidatura lá na frente.
Carlos Afonso, ao que tudo indica, vai apoiar Sabino e isso elimina mais uma vaga na disputa eleitoral 2012 em Rio das Ostras.
Segundo os mesmos articulistas políticos, o único que não pretende vender sua candidatura nem tampouco apertar a mão dos “políticos de carreira” de nosso município é o Dr. Castro, que se apresenta como pré-candidato pela primeira vez.

Anúncios

Comentários desativados em Opções de voto nas eleições 2012 em Rio das Ostras

%d blogueiros gostam disto: