!@ {o polifônico, [Jornalismo de Intervenção # Por Leonor Bianchi]

Começa hoje, em Barra de São João, VI Festival Internacional de Poesia Palavra no Mundo

Posted in Cultura, Região by ImprensaBR on 10/05/2012

Barra de São João foi escolhida para ser uma das 40 cidades que recebem este ano o VI Festival Internacional de Poesia Palavra no Mundo. O festival é uma iniciativa de alguns poetas que formaram o comitê de apoio ao Festival Internacional de Poesia de Havana, em 2007.

O objetivo era conseguir uma proposta conjunta e paralela ao Festival que permitisse alcançar leituras simultâneas em vários pontos de todo o mundo.

Hoje, o Festival “Palavra no Mundo” é apresentado como uma proposta pelo Sul Cultural Projeto Internacional, Revista Isla Negra e pelo Festival Internacional de Poesia de Havana.

No início, foi uma resposta de sonhadores. Hoje é algo que vai além das palavras. É um gesto poético que supera as mais pesadas pedras e ainda é figura flexível e delicada, que constantemente deixa uma música na alma.

Que seja o festival de leituras de poesia espalhado em realidades diversas do Planeta Terra, podemos sonhar, mas não podemos prever.

O Festival Internacional de Poesia Palavra no Mundo surgiu em 2007 e é a primeira experiência inédita deste tipo realizada no planeta, mantendo sempre seu caráter plural, horizontal, autogerenciado, livre e gratuito.

Veja a programação das atividades do Festival, em Barra de São João
Dia 10/05: Abertura/ Entrevista com a Organizadora Local, Adriana Izidoro, Horário: entre 11h e 12h
Local: Rádio Globo Macaé 820/AM – Programa Manhã da Globo, com Bruno Azevedo – Diretor e apresentador da rádio.
Dia 10/05: Sarau “Natureza Mulher”, com o músico e poeta Jonas Abreu e a presença de vários poetas locais – Horário: 19h
Local: Restaurante Por do Sol – Direção: Walter de Almeida
Rua: Bernardo Gomes nº346- Centro – Barra de São João
Público: Aberto a todos amantes da poesia
Dia 11/05: Oficina “Palavra Mágica”, com a Profª. Cláudia Veras Neves Bastos, Especialista em Arteterapia; Licenciada em música, com alunos do 1º ano da professora Cíntia Gomes, da Escola Municipal Pastor Abel de Souza Lyrio. Diretora: Maria das Graças Pereira Francisco
Local:Casa de Leitura Casimiro de Abreu/Projeto Leitura Viva
Rua: Namorado (N) nº134, Peixe Dourado II, Barra de São João – Casimiro de Abreu – RJ – Horário: 14h
Dia 12/05: Passeio de Barco “Ecos do São João” ao som de música e poesia do poeta Walter de Almeida – Horário: 10h
Local: Rio São João. Saída em frente ao Restaurante Por do Sol
Dia 13/05: Sinal da Poesia (distribuição de poesias no sinal de trânsito), com a Equipe da Casa de Leitura Casimiro de Abreu/Projeto Leitura Viva
Local: Rodovia Amaral Peixoto em frente a Igreja Matriz – Horário: 9h
Dia: 14/05: Tributo ao poeta Casimiro de Abreu, com Izabelle Azevedo
Local: Rádio Globo Macaé 820/AM – Durante a programação da Rádio/inserções da Globo Cultura
Dia 15/05: Sarau com Exposição de Poesias de alunos do CIEP Brizolão 406 – Municipalizado Ludevis Teixeira Bastos. Diretor Rodrigo Silva de Araujo.
End.: Rua Cesário Alvim, s/nº – Vila Nova – Barra de São João – Casimiro de Abreu – RJ – Horário: 10h30min às 12h; 14h às 16h; 18h às 19h30min.
Dia 16/05: Palestra “ O Lugar da Poesia na Atualidade”, com Rôssi Alves Gonçalves, com Doutorado em Letras (Teoria Literária) e Mestrado em Poética, ambos pela UFRJ. Atualmente, Professora adjunta, da Universidade Federal Fluminense; para professores da Sala de Leitura de Casimiro de Abreu. Coordenadora da Sala: Sarah Marinho, dinamizadora de Bibliotecas Escolares, do Município.
Local: Casa de Leitura Casimiro de Abreu/Projeto Leitura Viva
Rua: Namorado (N) nº134, Peixe Dourado II, Barra de São João – Casimiro de Abreu – RJ – Horário: 14h
Dia 17/05: Encontro com o poeta Vittório Fulchignone e alunos do Colégio Municipal Casimiro de Abreu. Diretora: Adriana dos Santos Oliveira, com apresentação de trabalhos produzidos com base na obra do poeta Casimiro de Abreu. Horário: 14h
Dia 18/05: Oficina Literária “ Poesia Ilustrada”, com a Profª Adriana Izidoro,
Diretora da Casa de Leitura Casimiro de Abreu; idealizadora e Coordenadora do Projeto Leitura Viva; Graduanda do 8º Período do Curso de Produção Cultural na UFF. Horário: 1º e 2º turnos
Local: Escola Municipal Pastor Abel de Souza Lyrio. Diretora: Maria das Graças Pereira Francisco
Dia 18/05 : Criação Simbólica do Bosque da Poesia, na Área Verde, da Rua C do Bairro Peixe Dourado II – Barra de São João – Casimiro de Abreu – RJ
Dia 18/05: Plantio de árvores frutíferas com nome de poetas locais, com a Profª Rosilene Gomes, Pós Graduada em Educação Ambiental e alunos da Escola Municipal Pastor Abel de Souza Lyrio. Diretora: Maria das Graças Pereira Francisco – Horário: 1º e 2º turno
Dia 19/05: Oficina “Memória Poética”, com a poeta Ana Cristina da Mata, Graduada em Letras; coordenando o Projeto Memórias direcionado à Terceira Idade e desenvolvendo atividades de Leitura, na Casa de Leitura Casimiro de Abreu/Projeto Leitura Viva, juntamente com Adriana Izidoro.
Local: Casa de Leitura Casimiro de Abreu – Projeto Leitura Viva
Rua: Namorado (N) nº134, Peixe Dourado II, Barra de São João – RJ – Horário: 16h
Dia 20/05: Sarau com Sopa de Letrinhas, com a presença dos Amigos Escritores do Projeto Leitura Viva – Horário: 18h
Local:Casa de Leitura Casimiro de Abreu/Projeto Leitura Viva
Rua: Namorado (N) nº134, Peixe Dourado II, Barra de São João – Casimiro de Abreu – RJ
Dia 21/05: Tributo a Fausta Pires, com Adriana Izidoro.
Local: Rádio Globo Macaé 820/AM – Durante toda a programação da Rádio/inserções da Globo Cultura
Dia 22/05: Chá Poético Exposição de poesias, com a presença da poeta Ana Cristina da Mata – Horário: 9h
Local: Colégio Estadual Barra de São João. Diretor: Willian Garcia Vallela/Coordenadora Pedagógica Darlene Barbosa Correia
End.: Praça As Primaveras, nº 212 – Barra de São João – Casimiro de Abreu
Dia 22/05: Culminância do Festival. Homenagem ao Imortal Casimiro de Abreu, com abraço à Casa do Poeta, com o canto do poema musicado “Meus Oito Anos”, por alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Barra de São João.
Local: Casa de Cultura Casimiro de Abreu – Horário: 11h
End.: Praça As Primaveras – Barra de São João – Casimiro de Abreu – RJ
De 10/05 a 22/05: Inserções da Globo Cultura durante toda a programação da Rádio Globo Macaé 820/AM com declamação de poesias de poetas locais, com o cunho de “Palavra no Mundo”.
Anúncios

Comentários desativados em Começa hoje, em Barra de São João, VI Festival Internacional de Poesia Palavra no Mundo

%d blogueiros gostam disto: