!@ {o polifônico, [Jornalismo de Intervenção # Por Leonor Bianchi]

O Polifônico encontra com Cosme dos Santos, forte indicado para ser o novo presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura em 2013

Posted in Cidade, Cultura by ImprensaBR on 25/06/2012

Neste sábado, tive a oportunidade de conhecer mais a pessoa que tem hoje forte indicação de um dos candidatos ao executivo municipal em Rio das Ostras para ser o presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura nos próximos quatro, oito anos.

Estou falando de um nome já tantas vezes mencionado por mim aqui nesta polifonia; o do ator Cosme dos Santos. Ator que começou carreira aos cinco anos de idade em um dos clássicos filmes da cinematografia brasileira dirigido por Riberto Farias; Assalto ao trem pagador.

Conversamos muito. Cosme está cheio de gás e se colocou à disposição para diálogos mais aprofundados.

Só espero que em sua gestão, caso assuma a FROC, ele não rode o Terra dos Peixes (idea minha levada à presidente da Fundação em 2007 quando o livro fez 10 anos, mas obviamente que FROC não ‘comprou’ a ideia e sua presidente à época Mara Froes, tentando me desestimular, ainda mandou me avisar (já que ela mesma nunca me recebeu em seu gabinete para uma breve entrevista quanto mais  para ouvir sobre propostas minhas a respeito de rodarmos um documentário sobre o livro Terra dos Peixe) que já estavam fazendo o projeto do livro em audiovisual, (Pilantra! Tava nada!), e faça outra Mostra de Cinema na cidade que não seja a MOSTRA CINEMA POPULAR BRASILEIRO, produzida por mim há nove anos!!! Seria horroroso ver isso acontecer!

Cosme disse que uma das ações da Cultura será fazer um evento grande de cinema na cidade e também filmar o livro Terra dos Peixes. Bem, ambas as ações já são feitas por mim, quero só saber qual o rumo darão a elas, uma vez institucionalizadas. Será que vão nos convidar para o debate ou veremos nosso trabalho de anos ser subestimado?

A ocasião em que nos encontramos foi o Arraiá da Cia. Pigmentus, no Âncora. A festa foi linda e a Fundação Rio das Ostras de Cultura foi muito citada pelos organizadores da mesma como um elemento fundamental para que o evento fosse possível.

A estrutura do local teve barraquinhas e sanitários químicos ‘emprestados’ pela Secretaria de Turismo (eu erroneamente tinha mencionado que essa estrutura tinha sido oferecida pela FROC, mas a produção da Cia. Pigmentus já me ligou dando a informação correta), afinal os proponentes da Cia. Pigmentus são muito próximos do Carlos Henique Pimentel, ‘ator’, professor de Teatro da Casa da Onda e pessoa que esteve à frente da Cultura riostrense com Mara e Selma nos últimos 20 anos

Agora vejam o que é possível ser feito quando temos o apoio da gestão pública, independentemente se esse apoio vem da FROC, do Turismo… !!!! Imaginem se isso fosse para todos. Digo… o APOIO.

Desejo sucesso aos amigos da Cia. de Teatro Pigmentus e anos de vida à casa que inauguraram neste último sábado com a proposta de ser um centro de convivência e produção de cultura. É exatamente disto que Rio das Ostras precisa.

Cosme dos Santos, meu companheiro Rúben Pereira, e eu.

Comentários desativados em O Polifônico encontra com Cosme dos Santos, forte indicado para ser o novo presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura em 2013

