!@ {o polifônico, [Jornalismo de Intervenção # Por Leonor Bianchi]

Núcleo Ambiental de Vivências Ecológicas: Viaje nesta NAVE

Posted in Editorial, Meio Ambiente by ImprensaBR on 18/09/2012

O jornal O Polifônico foi convidado para conhecer as instalações do NAVE – Núcleo Ambiental de Vivências Ecológicas. O projeto da ambientalista e gestora em Meio Ambiente, Samantha Lêdo, é um belo exemplo de que o homem deve e pode viver em harmonia com o ambiente se souber respeitar o ciclo da natureza.

No sítio da Jabuticaba, Toca da Onça, Lumiar, a uma hora do centro de Rio das Ostras, Samantha Lêdo  desenvolve – ainda em fase de teste – algumas práticas que considera básicas para o bom convívio entre homem e ambiente. Podemos dizer, que a grande militância da gestora ambiental é a promoção da consciência entorno do problema do lixo e como ele mesmo, o lixo, pode deixar de ser um problema para ser solução financeira e de geração de emprego e renda para muitas pessoas e países.

Em fase de teste no NAVE, ela criou uma ‘usina’ doméstica de compostagem orgânica, local onde quer ensinar a comunidade e aos que buscarem no NAVE conhecimentos mais aprofundados sobre o lixo e como lidar com os resíduos, já que em dezembro o Núcleo abrirá para suas atividades educativas e culturais.

Ainda há no Núcleo, além da compostagem orgânica, uma horta de verduras e condimentos, plantio de culturas como milho, mandioca, café.

A expectativa da idealizadora do NAVE é de que tudo esteja organizado até dezembro, data prevista para a abertura oficial do Núcleo e de seu calendário de atividades socioeducativas e culturais, todas integrando a consciência ambiental em seu cerne.

Dentre as atividades culturais que serão oferecidas no NAVE estão a observação de estrelas através de seu Observatório, exibição de cinema – o NAVE é parceiro da Videoteca Cinema Popular Brasileiro, que tem cerca de três mil títulos de filmes de curta, média e longa-metragem nacionais, de países da América Latina e da África, oficinas de música brasileira, de vídeo, entre outras.

Ainda serão oferecidas uma gama de oficinas de reciclagem com objetivos específicos e direcionados para o intento de cada pessoa, ou seja, haverá oficinas de lido direto com a terra, como também aulas de artesanato com materiais reaproveitáveis e/ou naturais.

Ciranda Cultural do NAVE

Música brasileira e comidinha típica da roça estarão no cardápio 

Em breve o NAVE abrirá ao público um empório para venda de comidinhas e uma loja de produtos naturais e orgânicos. A iniciativa visa angariar renda para o término das obras do Núcleo. Por isso, uma turma de amigos e profissionais de diferentes áreas – Samantha é muito bem relacionada e assessorada por amigos competentes de diversas áreas do conhecimento, que são seus colaboradores no Núcleo – está organizando uma grande Ciranda Cultural em torno deste ideal de tornar o NAVE uma realidade.

Em breve divulgaremos a agenda completa desta Ciranda Cultural.

Seja muito bem-vindo ao NAVE e sinta-se em casa… até porque a casa é mesmo sua, a natureza precisa ser de todos nós e todos nós precisamos nos sentir responsáveis por ela.

Mais informações sobre o NAVE no:

http://www.facebook.com/pages/Nave-N%C3%BAcleo-Ambiental-de-Viv%C3%AAncia-Ecol%C3%B3gica/146077945530434

Samantha Lêdo é responsável também pelo projeto Planeta Eco Arte. Saiba mais:

http://www.planetaecoarte.com/

Anúncios

Comentários desativados em Núcleo Ambiental de Vivências Ecológicas: Viaje nesta NAVE

%d blogueiros gostam disto: