!@ {o polifônico, [Jornalismo de Intervenção # Por Leonor Bianchi]

Primeira moradia estudantil da UFF é inaugurada em Rio das Ostras

Posted in Cidade, Educação, Infraesturutura, Rio das Ostras by ImprensaBR on 18/01/2013

moradia-estudantil-238

Com capacidade para 48 alunos, a primeira moradia estudantil da UFF foi inaugurada no dia 10 de janeiro, no Polo Universitário de Rio das Ostras (Puro). O prédio de três pavimentos, localizado no bairro Jardim Bela Vista, conta com quatro apartamentos por andar, equipados com camas-beliches, armários individuais, cômoda e ventilador de teto para até quatro estudantes.

Sem perder de vista a questão da acessibilidade, os apartamentos do primeiro piso foram preparados para receber alunos cadeirantes ou com dificuldade de locomoção. O saguão de cada andar foi mobiliado com sofás e televisão de 42 polegadas. As cozinhas são em estilo americano, com bancadas, geladeira, fogão “cooktop” elétrico, forno micro-ondas e liquidificador. O espaço também conta com lavanderias.

Houve também preocupação com a segurança dos estudantes, por isso foram instaladas câmeras de vigilância nos acessos e áreas comuns. A portaria contará com vigilantes 24 horas por dia, com controle da entrada e saída de moradores, funcionários e visitantes.

Do total de vagas oferecidas, 16 já estão ocupadas, e as 32 restantes serão preenchidas por meio de um edital de seleção que se dividirá em duas etapas. Na primeira, será avaliada a situação socioeconômica, critério adotado com caráter eliminatório. Na segunda fase, serão realizadas entrevistas com uma assistente social e uma psicóloga, devendo todos os selecionados fazer exames médicos e apresentar a carteira de vacinação.

“Marco histórico na UFF”

O vice-reitor Sidney Mello parabenizou a todos pela moradia estudantil,
destacando que “é um marco histórico na UFF. Vivemos muitas dificuldades nas universidades brasileiras nas décadas de 70, 80 e 90. Isto nos leva a achar este momento muito satisfatório, pois estamos vendo um filme muito bom. Acredito que esta parceria da universidade com a prefeitura de Rio das Ostras trará ao Puro uma consolidação cada vez mais profícua”. O vice-reitor pediu aos alunos que cuidem do espaço com consciência e que tenham compromisso com a boa manutenção do prédio, pois ele é um bem público.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Sérgio Mendonça, também congratulou a todos que contribuíram para a realização da obra. “Fui diretor do Puro e atualmente como pró-reitor de Assuntos Estudantis tenho uma enorme alegria em inaugurar oficialmente a moradia estudantil, onde já estão morando 16 alunos, com a capacidade para receber mais 32 estudantes.”

O pró-reitor esclareceu que foram estudados vários regulamentos de moradias estudantis do país, para que pudessem chegar a um documento que estabelecesse a forma de convivência dentro do espaço. Ressaltou, ainda, a preocupação de que a moradia não se deteriore, que possa ser um espaço de qualidade de vida, com uma vivência saudável, para que o estudante tenha o melhor desempenho acadêmico e profissional.

O diretor do Puro, Carlos Bazílio, agradeceu a todos que tornaram este projeto possível. “Fui aluno da UFF e tive muitas dificuldades para concluir os estudos pois era aluno carente e morava muito distante de Niterói, o que me deixava com uma enorme expectativa de que houvesse uma moradia estudantil. Fico muito feliz de ver que alunos com a mesma experiência  tenham conseguido a concretização deste local, e tenham a consciência do bom uso e o cuidado com o bem público”, concluiu.

O assessor de Interiorização e ex-reitor da UFF, Cícero Rodrigues, falou do início do polo em Rio das Ostras e da expectativa de bons momentos para o crescimento constante, pois acredita que a parceria da universidade e da prefeitura local estará cada vez mais fortalecida, levando à ampliação da moradia e a outros projetos da interiozação. “Os alunos estão de parabéns, pois realizar uma obra dessas não é fácil, esta foi a primeira a ser concluída para que possamos trazer
melhor qualidade de vida aos nossos estudantes”, disse .

Representando o prefeito de Rio das Ostras, Alcebíades Sabino, a secretária de Ciência e Tecnologia, Eronei Leite, enfatizou a retomada da parceria da
UFF com o município. “O prefeito Sabino, reconhece a importância do
crescimento da universidade em nossa cidade e para tanto pretende ajudar
para que isto se realize, pois acreditamos que a UFF é a propulsora do conhecimento acadêmico-científico de Rio das Ostras, pois temos o entendimento de que a UFF é para todos nós”, afirmou.

A aluna Hitamara Amaral, residente do local, falou da dificuldade vivida antes da moradia. “Sou aluna do Puro há três anos e, como todos os alunos que moram fora do município, passei por momentos de muita dificuldade para conseguir continuar estudando. Agora com a moradia ficou tudo muito mais tranqüilo”, disse a estudante, que agradeceu a todos da universidade que tiveram participação na concretização da obra.

A moradia estudantil foi inaugurada oficialmente após o descerramento da
placa por várias autoridades da UFF e do município, além de alguns alunos já residentes no local. Todos os presentes fizeram uma visitação aos apartamentos.

A cerimônia de inauguração teve ainda a presença da coordenadora de Gestão de Moradia e Restaurante Universitário, Ângela Cristina de Almeida; a diretora da Divisão de Moradia Estudantil, Daisy Chiavegatto; o prefeito universitário, Mário Ronconi; o superintendente de Arquitetura e Engenharia em exercício, José Carlos de Souza; a diretora do Instituto de Ciência e Tecnologia do Puro, Marcelle Sá; o diretor do Instituto de Humanidades e Saúde do Puro, Ramiro Dulcich; e professores, alunos e funcionários da UFF.

moradia-estudantil-045-p

moradia-estudantil-050-p

moradia-estudantil-060

UFF Notícias

Anúncios

Comentários desativados em Primeira moradia estudantil da UFF é inaugurada em Rio das Ostras

%d blogueiros gostam disto: