!@ {o polifônico, [Jornalismo de Intervenção # Por Leonor Bianchi]

Vereador Welberth Rezende é o líder do PPS na Câmara de Macaé

Posted in Macaé, Política by ImprensaBR on 25/03/2013

Após reunião com o presidente da Câmara para o biênio 2013/2014, Dr. Eduardo Cardoso, o vereador novato, Welberth Rezende, foi escolhido para ser o líder da bancada do Partido Popular Socialista, o PPS, na Câmara dos Vereadores de Macaé.

Na última sessão, quarta-feira (20), o parlamentar se emocionou com a decisão e ressaltou que vai cumprir de maneira íntegra a missão, sempre mantendo em mente os projetos de interesse da população macaense.

Wleberth Rezende disse também que o processo da escolha foi fruto de uma boa discussão política entre ele próprio e o presidente da Câmara:

– Agradeço ao partido a minha indicação para líder da bancada, nesta Casa; agradeço ao presidente, Cosme da Paz, e a toda executiva do PPS. Fico feliz com a decisão é um grande desafio e não vou decepcionar! – acredita.

Em seu primeiro mandato, com uma votação expressiva – foram 1.594 votos espalhados por toda cidade e também na região serrana – Welberth conquistou a vaga através de um trabalho de base, principalmente junto às categorias dos Correios e da Saúde Pública.

Mas Welberth Rezende vem, já no início do mandato, ampliando suas bases de ação e apoio. Nas últimas semanas tem promovido agenda junto aos guardas municipais, que conquistaram a ajuda do vereador em suas reivindicações por melhores condições de trabalho.

Outra categoria que o parlamentar tem defendido é a dos pescadores, que Welberth considera marginalizada, apesar de sua importância histórica para Macaé. Os profissionais da pesca de Macaé lutam pela licença para o arrasto do camarão, mas o Ministério da Pesca e Aquicultura tem dificultado a resolução do problema que perdura.

Assim, foi sugerido pelo parlamentar uma comissão, formada também por outros vereadores da Câmara Municipal, que já realizaram reuniões com o objetivo de resolver o problema, juntamente com a Subsecretaria Municipal de Pesca, a Colônia e a Associação dos Pescadores.

Agora, o vereador encampou a luta dos bairros que sofrem com o abastecimento de água no município, principalmente o Lagomar e a Ajuda. Por duas vezes visitou a Cedae, onde obteve informações sobre o plano de metas da empresa para a regularização total do abastecimento.

Welberth tem uma trajetória de quase 20 anos por movimentos sociais, pela melhoria das condições de trabalho e vida da população. Foi diretor estadual do Sindicato dos Correios por duas gestões, já no período da formação universitária, representou os estudantes no transporte universitário e foi atuante no movimento estudantil, participando da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Na administração pública, Welberth Rezende foi coordenador do Programa Saúde da Família de Macaé (PSF), que considera uma das grandes experiências profissionais de sua vida. Na coordenação, atuou por uma melhor saúde pública para os macaenses, bem como lutou pelas categorias que compõem a grade profissional do Saúde da Família.

Já com relação ao seu partido, o PPS, o vereador Welberth Rezende avalia que, em 90 anos de história, é um dos poucos partidos oriundos da esquerda democrática que busca uma proposta viável para responder às angústias de grande parte da sociedade brasileira:

– Hoje, considero o PPS a chance de se concretizar de forma coerente os ideais democráticos, da cidadania e da justiça social. É o partido que disparou na frente em busca de novos modelos de desenvolvimento nacional e de soluções para a urgente necessidade de melhoria das condições de vida da grande maioria do povo. Não existe nenhuma luta de conteúdo democrático e de massa travada no Brasil ultimamente que não tenha contado, de alguma forma, com a participação do velho “Partidão”, atual PPS.

Welberth ainda lembra que na linha dos líderes históricos do seu partido, o mais destacado deles é Luis Carlos Prestes, que ocupou por várias décadas a secretaria geral do partido. Na vertente do novo PPS, o partido já foi dirigido por Giocondo Dias, Salomão Malina e, atualmente, pelo deputado federal Roberto Freire (SP).

Outra das grandes contribuições históricas do partido à organização da sociedade brasileira neste século, como ainda informa Welberth Rezende, circunscreve-se ao campo da cultura. Passaram pelo PCB/PPS, por exemplo, Patrícia Galvão (Pagu), Jorge Amado, Graciliano Ramos, Raquel de Queiróz e Carlos Drumond de Andrade.

O vereador finaliza dizendo que pretende trazer novas propostas para a cidade, no caminho da humanização e da qualidade de vida, mas sempre buscando estas propostas ao lado da população que o elegeu e é seu representante na Câmara dos Vereadores.

Fonte: Mônica Torres, Assessora de Imprensa, por e-mail. 

Comentários desativados em Vereador Welberth Rezende é o líder do PPS na Câmara de Macaé

%d blogueiros gostam disto: