!@ {o polifônico, [Jornalismo de Intervenção # Por Leonor Bianchi]

Metodologia do Mapa da Cultura é exposta em reunião do Fórum

Posted in Cidadania, Cultura, Estado by ImprensaBR on 02/04/2013

METODOLOGIA DO MAPA DA CULTURA É EXPOSTA EM REUNIÃO DO FÓRUM

A Câmara Setorial de Economia Criativa do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro se reuniu nesta segunda-feira (01/04) na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) para apresentação da metodologia utilizada para a criação do Mapa de Cultura do estado. O mapa utiliza como base de dados o Mapa de Cultura do Estado do Rio de Janeiro produzido pela Secretaria de Estado de Cultura em parceria com a Petrobras, e já disponível na rede. O trabalho é realizado em parceria com o Instituto de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), através do professor Glaucio Marafon.

Na apresentação, Marafon explicou que apesar dos dados terem sido coletados a partir do trabalho anterior, haverá uma complementação destas informações, como é o caso dos contatos das secretarias de Cultura dos 92 municípios. Cada um deles será classificado e dividido em regiões por sua vocação principal. “A classificação abrange questões como presença de aparatos culturais como centros e palácios históricos, museus, feiras culturais, além de bens imateriais separados em saberes, expressões e vocações para a produção e comércio”, afirmou Marafon.

Segundo a secretária-geral do Fórum, Geiza Rocha, o mapa de cultura é essencial para a orientação por parte dos municípios e do estado na hora de decidir investimentos na área. “A ideia de você ter um retrato de como a cultura ocorre nos 92 municípios dá uma base de informações para decidir o que é importante e onde se deve investir. Mas, além disso, esse trabalho se mostra importante ao divulgar as manifestações culturais em diferentes pontos do estado”, frisou. O mapa faz parte do projeto Cadernos do Fórum, que inclui a o Caderno de Turismo e o de Esportes, que depois de lançados foram disponibilizados para os secretários municipais das pastas.

Texto de Fábio Peixoto
Ascom Alerj
Anúncios

Comentários desativados em Metodologia do Mapa da Cultura é exposta em reunião do Fórum

%d blogueiros gostam disto: