!@ {o polifônico, [Jornalismo de Intervenção # Por Leonor Bianchi]

Dia da Mata Atlântica no Cineclube Lumiar

Posted in Cinema, Cultura, Nova Friburgo by ImprensaBR on 26/05/2013

Lumiar São Pedro da Serra out 2012 002

Como parte das comemorações pela data, o Cineclube Lumiar exibe neste domingo quatro produções que lembram a relevância deste bioma que possui a maior biodiversidade do planeta.

Quilombola das Lauráceas

Difusão do Patrimônio Cultural do Vale do Ribeira Paranaense (20 min)

Casas de barro e chão de terra batida com a estrutura feita em madeira roliça no estilo pau-a-pique, cobertas por sapê e amarradas com cipó. O Parque Estadual das Lauráceas é o ponto de partida para uma mostra do conhecimento popular contido no interior da Mata Atlântica, onde residem os protagonistas do saber fazer tradicional retratados neste documentário.

Jaracatiá, o fruto e seu doce preservando a diversidade (13 min

Documentário sobre Jaracatiá, fruta originária da Mata Atlântica e hoje encontrada na região de São Pedro/SP. O filme é resultado de uma pesquisa científica que buscou revitalizar a tradição do doce de Jaracatiá em calda como alimento ecogastronomico produzido com sustentabilidade, o filme ainda trata de aspectos históricos e culturais, colaborando para o resgaste da importância da espécie para a proteção da biodiversidade da Mata Atlântica.

Rede Guandu – Produção e Consumo Responsável (12 min)

A Rede Guandu é uma iniciativa de consumo responsável que surgiu em Piracicaba-SP no ano 2007. Através de depoimentos dos consumidores, produtores e do grupo de articulação, o documentário apresenta ao espectador a rede e seu funcionamento, partindo de conceitos ligados a Economia Solidária, Agricultura de Base Ecológica até o funcionamento da rede em seu dia a dia.

Rio + 20, Rio + Verde (15 min)

O filme apresenta momentos do curso de técnicas ecológicas para aquecimento solar, tratamento ecológico de esgoto e agroecologia. Ele foi realizado no Complexo do Alemão no Rio de Janeiro/RJ em maio de 2012, destacando a transição para uma Economia Verde.

Após a sessão, debate com ativistas e pesquisadores para uma coexistência sustentável entre população e recursos naturais dentro do bioma Mata Atlântica.

As sessões do CINECLUBE LUMIAR acontecem todos os domingos na Tribuna Cultural.

Rua Dep. Amâncio Mario de Azevedo, 145 (em frente ao lago de Lumiar)

LUMIAR – Nova Friburgo \ RJ

19h – ENTRADA É FRANCA

O Cineclube Lumiar iniciou suas atividades em 24 de fevereiro de 2008 com intuito de promover o acesso gratuito à obras cinematográficas, aliado ao desenvolvimento de uma consciencia socio-ambiental da região de Lumiar, 5º distrito de Município de Nova Friburgo, na região serrana do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente as sessões, que são todos os domingos, acontecem no Tribuna Livre Cultural, em frente ao lago de Lumiar. Sessões ao ar livre e itinerantes também são realizadas regularmente, além de atividades relacionadas ao cinema, como mostras, oficinas, produção de videos, além da manutenção de um acervo.

Cineclube Lumiar no Facebook

Comentários desativados em Dia da Mata Atlântica no Cineclube Lumiar

%d blogueiros gostam disto: