!@ {o polifônico, [Jornalismo de Intervenção # Por Leonor Bianchi]

Macaé realizará audiência pública para debater a inserção de assistentes sociais na educação municipal

Posted in Coluna do Servidor, Macaé by ImprensaBR on 12/06/2013

Com a finalidade promover uma discussão sobre a participação do Serviço Social na Educação em Macaé, acontece na próxima quinta, 13, a partir das 15h, uma Audiência Pública com o tema “A inserção de Assistentes Sociais na Educação”, no plenário da Câmara Municipal de Macaé. Segundo o vereador Marcel Silvano, que solicitou esta audiência, “essa discussão vai colaborar para esse momento de repensar a educação em Macaé”.

Marcel acredita que a participação das Assistentes Sociais na educação municipal é uma maneira de garantir e até melhorar a relação entre escola, família e crianças. “Em alguns municípios da região como Campos do Goytacazes essas profissionais já estão inseridas na área educacional desde 1997, acredito que poderão inclusive auxiliar no enfrentamento da violência nas escolas” – disse o vereador.

Para a Assistente Social de Macaé, Ana Cláudia Ribeiro de Souza Garbelini, esta Audiência Pública convocada pelo Vereador Marcel Silvano será um marco histórico no Serviço Social e na Educação no interior do Estado do Rio de Janeiro, bem como na perspectiva de consolidação de uma nova forma de fazer política em Macaé.

A garantia da presença do Assistente Social dentro das unidades escolares em Macaé será um grande avanço para o vereador Marcel Silvano. Ele ressalta que esse trabalho também deve para colaborar para a integração da comunidade escolar, a articulação da escola com a rede de atendimentos e políticas públicas do munícipio, a promoção de projetos e atividades socioeducativas, a discussão de forma crítica dos temas transversais, o fomento da organização dos Grêmios Estudantis, a atuação junto aos gestores nas questões de enfrentamento dos problemas existentes como a baixa frequência, evasão escolar e entre outros. “A discussão na Câmara é um primeiro passo. Esperamos que em breve as assistentes sociais participem da educação em Macaé” comentou o vereador.

Serviço social nas escolas

O Serviço Social tem se configurado na política educacional como uma profissão que contribui diretamente para a construção de uma educação pública, laica, de qualidade e para todos, rompendo definitivamente com o viés tradicional e conservador da profissão. Buscando, de acordo com os princípios de seu Código de Ética, garantir não apenas o acesso, mas a permanência do aluno na escola com qualidade.

Dessa forma, a inserção do assistente social na política de educação contribui diretamente com o trabalho já desenvolvido por outros profissionais como professores, orientadores pedagógicos, orientadores educacionais e gestores no sentido de oferecer um olhar qualificado sobre as realidades das relações sociais dos sujeitos que compõem a comunidade escolar e seus rebatimentos no cotidiano.

Toda população macaense interessada nesse assunto pode participar da Audiência Pública.

Fonte: Assessoria de Comunicação do vereador Marcel Silvano

Comentários desativados em Macaé realizará audiência pública para debater a inserção de assistentes sociais na educação municipal

%d blogueiros gostam disto: