!@ {o polifônico, [Jornalismo de Intervenção # Por Leonor Bianchi]

Rio das Ostras tem o terceiro melhor IDH do estado do Rio

Posted in Brasil, Infraesturutura, Internacional, Rio das Ostras by ImprensaBR on 31/07/2013

Cabo Frio e Arraial do Cabo estão entre os municípios com bom índice. Estado do Rio tem 63 cidades com índice abaixo da média do país.

O programa das Nações Unidas para desenvolvimento divulgou um retrato do Brasil nas últimas duas décadas. Na média, o índice de desenvolvimento humano dos municípios brasileiros melhorou. Houve aumento da renda e da expectativa de vida. A edução também avançou, mas ficou bem longe do ideal e foi o indicador que menos contribuiu para o resultado positivo. Rio das Ostras, baixada litorânea, aparece em terceiro lugar no ranking de municípios com o melhor IDH do estado do Rio de Janeiro. Cabo Frio e Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, estão entre as cidades com bom índice.

Os pesquisadores se basearem nos dados dos último três censos do IBGE. O estado do Rio de Janeiro tem 63 cidades com índice abaixo da média do país, que é de 0,727.

O município de Sumidouro, da Região Serrana, aparece com o pior desempenho, tendo IDH de 0,611, seguido por São Francisco de Itabapoana, do Norte Fluminense, que teve crescimento de 85% no IDH, mas, mesmo assim, continua em posição ruim no ranking.

Confira o ranking com os 10 primeiros melhores índices do estado:

1- Niterói
2- Rio de Janeiro
3- Rio das Ostras
4- Volta Redonda
5- Resende
6- Maricá
7- Macaé
8- Iguaba Grande
9- Mangaratiba
10- Nilópolis

Nota da editora

É claro que precisamos aprofundar a nota em um editorial onde vamos analisar a evolução desses dados. Lembro-me de uma matéria que fiz em 2006 sobre a favelização em Rio das Ostras, quando a cidade teve manchetes em praticamente todos os jornais da grande imprensa… os PIG da vida… na primeira página do mais elitizado e do mais popular do Rio, a cidade apareceu com um dos piores índices de desenvolvimento humano do estado. Em contraste com o dado Rio das Ostras tinha à época um dos PIBs mais altos do Rio de Janeiro. O país dos contrastes e suas cidades-contrastes. Rio das Ostras é apenas mais uma dentre tantas.

Fonte: G1

Comentários desativados em Rio das Ostras tem o terceiro melhor IDH do estado do Rio

%d blogueiros gostam disto: